Desconhecidos roubam e queimam camião com alimentos na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 11 mar (Lusa) - O ministro venezuelano de Alimentação, Félix Osório, acusou hoje desconhecidos que classificou de "grupos violentos" do roubo e incêndio a um camião que transportava oito toneladas de alimentos para a rede estatal de lojas.

"Grupos fascistas sequestraram um camião com oito toneladas de alimentos (...) espancaram o motorista que conseguiu escapar, imobilizaram o camião alguns metros à frente e queimaram tudo. O camião transportava alimentos do cabaz básico, havia farinha (de milho), leite, compotas", disse.

Em declarações ao canal estatal 'Venezuelana de Televisão', o ministro explicou que o ataque ocorreu na tarde de segunda-feira e que o camião circulava desde Cágua para Valência, cidades a oeste da capital.

Por outro lado, precisou, que a distribuição de alimentos ao Estado venezuelano de Táchira (850 quilómetros a sudoeste de Caracas) é "complexa" e em fevereiro só foi possível abastecer 13% das redes de supermercados estatais da região.

O ataque ao camião ocorre numa altura em que os venezuelanos se queixam de dificuldades para conseguir produtos como papel higiénico, café, açúcar, farinha, leite, óleo vegetal, entre outros alimentos considerados básicos.

A Venezuela tem sido palco, há um mês, de protestos diários contra a insegurança, escassez de produtos e repressão policial e pela liberdade de expressão, os quais, embora sendo pacíficos, degeneram, por vezes, em atos de violência que provocaram pelo menos 22 mortos, várias centenas de feridos e mais de mil detidos.

Na última segunda-feira duas instituições no estado de Táchira, uma pública e outra privada, foram saqueadas por um grupo de vinte pessoas de cara tapada que além de terem roubado provocaram danos em edifícios públicos e privados

No Estado de Carabobo pelo menos sete pessoas ficaram feridas durante confrontos entre manifestantes e a Guarda Nacional Bolivariana em Naguanagua. Nesse mesmo local um grupo de encapuzados sequestrou e incendiou uma viatura.

Em Caracas foi atacada uma sede do Serviço Nacional Integrado de Administração Alfandegária e Tributária.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.