Primeiro-ministro diz que Maria Luís Albuquerque não negociou contratos tóxicos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jun (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assegurou hoje que a secretária de Estado do Tesouro não negociou contratos "tóxicos" ou "especulativos" quando estava na REFER, após o BE ter questionado a permanência de Maria Luís Albuquerque no Governo.

"O IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) fez essa avaliação de risco, ela é pública (...) nos termos dessa informação é sabido que aquilo que era considerado tóxico e altamente especulativo não está entre os produtos negociados pela então diretora financeira da REFER", afirmou o chefe do Governo.

Durante o debate quinzenal, no Parlamento, a coordenadora bloquista, Catarina Martins, afirmou que, segundo uma auditoria enviada à comissão de inquérito aos contratos 'swap', a "REFER fez contratos especulativos tóxicos, classificados com 3 e 4 [lesivos para o Estado] e portanto inaceitáveis".

Neste contexto, Catarina Martins interrogou "como é que Maria Luís Albuquerque continua a ser secretária de Estado do Tesouro e Finanças", após vários secretários de Estado terem abandonado o executivo e a demissão de gestores de empresas públicas.

Passos Coelho referiu o relatório do IGCP para contrariar a afirmação da líder do BE e adiantou que a secretária de Estado do Tesouro e Finanças "desde a primeira hora" colocou "o seu lugar a disposição se, embora sabendo disto, houvesse o prejuízo de a demagogia fácil pretender denegrir a posição do Governo".

"Mas eu não ando apenas atrás de matérias demagógicas e não consideraria qualquer possibilidade de substituir a senhora secretária de Estado a menos que tivesse fundadas dúvidas de que poderia algum prejuízo para o Estado resultar da sua permanência no Governo, e não é o caso", sustentou.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.