Cavaco Silva exorta empresas a criarem emprego e exportarem a partir de Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Avanca, 10 mar (Lusa) - O Presidente da República salientou hoje a importância de as empresas criarem emprego e apostarem nas exportações, contribuindo para a economia nacional.

O chefe de Estado falava no encerramento das comemorações dos 90 anos da fábrica de Avanca da Nestlé, impulsionada por Egas Moniz, Nobel da Medicina português, e que foi a primeira unidade do grupo em Portugal.

"É muito importante, sobretudo no atual momento que Portugal atravessa, que empresas como a Nestlé contribuam de forma significativa para criar emprego e que apostem a partir de Portugal, não só no mercado interno, mas também nas exportações, contribuindo assim duplamente para a economia nacional", disse.

Cavaco Silva explicou a sua presença no aniversário da fábrica de Avanca da Nestlé, que emprega 1850 trabalhadores e aposta na investigação e na inovação, realçando o compromisso que a empresa assumiu de criar 500 novos empregos para jovens portugueses.

"Não posso deixar de me colocar ao lado de todas as empresas que investem, exportam e criam emprego, em particular daquelas que fazem um esforço para nos ajudar a reduzir o desemprego dos jovens. Portugal ainda tem uma taxa de desemprego elevada, mas sem o contributo de empresas como esta, sem conseguir colocar a economia portuguesa a crescer de forma sustentada, não conseguiremos baixar rapidamente o desemprego que ainda temos", comentou.

O diretor geral da Nestlé, Jacques Reber, que deu as boas vindas ao Presidente da República e o acompanhou na visita à fábrica, disse que atualmente são produzidas em Avanca 37 mil toneladas anuais de produtos alimentares, metade das quais para exportação.

O responsável da Nestlé salientou ainda que, "desde sempre, a Nestlé privilegiou os fornecedores nacionais", revelando que 84% das compras são feitas no mercado nacional, sobretudo leite e também cereais.

A fábrica de Avanca foi o "embrião" da Nestlé em Portugal, impulsionada por Egas Moniz que, com outros sócios, criou, em 1923, a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda, com o objetivo de suprir as necessidades alimentares infantis, sendo a primeira fábrica de leite em pó do país.

Em 1933, a sociedade ficou com o exclusivo do fabrico dos produtos Nestlé, cujo fundador havia desenvolvido uma papa para lactentes. Em 1973, passou a ter a designação Nestlé, grupo que veio a alargar a presença em Portugal.

MSO//CSJ

Lusa / Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.