Defensor da arquitetura sustentável Francis Kéré dá conferência no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 02 nov 2019 (Lusa) - O arquiteto Francis Kéré, pioneiro da abordagem que aplica materiais sustentáveis na arquitetura e design com envolvimento da comunidade, vai ser alvo de uma exposição, com conferência e lançamento de monografia, a 21 de novembro, no Porto.

A vinda do arquiteto, que recebeu o Prémio Aga Khan de Arquitetura em 2004, é organizada pela editora AMAG, e enquadra-se na programação da Concreta, que vai decorrer na Exponor, onde a exposição se manterá patente ao público até 24 de novembro.

Nativo de Burkina Faso, Francis Kéré, é fundador e arquiteto do escritório Kere Architecture, sediado em Berlim, e tem vindo a desenvolver uma arquitetura voltada para a responsabilidade e consciência social, numa abordagem que junta arquitetura e design em compromisso com materiais sustentáveis, e modos de construção singulares.

Na sua arquitetura, promove o envolvimento e contributo da comunidade, iniciativa que lhe valeu o Prémio Aga Khan de Arquitetura atribuído à sua primeira obra construída, a escola primaria de Gando, em Burkina Faso.

Entre os seus projetos no país de origem estão a Assembleia Nacional do Burkina Faso, a Clínica Cirúrgica, o Centro de Saúde Léo (2014), a Escola Secundária Lycée Schorge (2016) e, no continente americano, o pavilhão de reunião Xylem, para o Tippet Rise Art Center (2019), na área norte do Parque Nacional de Yellowstone, em Montana, nos Estados Unidos.

Kéré recebeu o diploma de arquitetura da Technische Universität em Berlim (2004), tendo aprendido a arte de carpintaria em Burkina Faso enquanto na Alemanha adquiriu técnicas de construção inovadoras e uma estética de desenho simplificado.

Em Portugal, no Porto, fará a primeira exposição individual do seu trabalho - que o arquiteto inaugura no dia 21 de novembro, às 17:00 - realizará uma conferencia e estará no lançamento de uma monografia que reúne todos os seus principais trabalhos, numa única publicação.

A nível mundial, o trabalho de Francis Kéré revelou-se em espaços expositivos como o Serpentine Pavilion (2017) e o Coachella Valley Music and Arts Festival (2018), com as participações na Bienal de Arquitetura de Veneza (2016 e 2018), e em várias exposições individuais, incluindo no Museu do Instituto de Crédito Oficial, em Madrid (2018), e, em 2016, no Museu da Arquitetura de Munique (Architekturmuseum), na Alemanha, e no Philadelphia Museum of Art, nos Estados Unidos.

O trabalho de Francis Kéré foi ainda selecionado para exposições coletivas dedicadas à arquitetura em África: "Arquitetura, Cultura e Identidade", no Museu de Arte Moderna do Louisiana (2015), "Pequena Escala, Grande Mudança: Novas Arquiteturas de Engajamento Social", no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (2010), e "Sensing Spaces", na Royal Academy, Londres (2014), no Reino Unido.

Num comunicado divulgado pela organização da vinda do arquiteto africano a Portugal, é citado o presidente da Ordem dos Arquitetos, José Manuel Pedreirinho: "Nativo de Burkina Faso, formado e a viver na Europa, Francis Kéré, através da sua obra, é a expressão da procura de uma aproximação a um entendimento profundamente intercultural".

O presidente da Ordem dos Arquitetos portugueses assinala ainda que vivemos numa época de "globalização cultural, que muitos confundem com homogeneização", e que "há cada vez mais obras que são o reflexo e a expressão dessa miscigenação e de uma multiculturalidade que procura ser a expressão de uma forte interculturalidade".

Para o arquiteto português, Kéré "é toda a pluralidade destes modos de pensar e fazer uma arquitetura da globalização, mas que se mantém nas antípodas de qualquer forma de homogeneização, que faz [da sua obra] uma arquitetura do lugar, feita para e pelas pessoas, genuína e fascinante".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.