Homem de 20 anos detido por violência doméstica e ameças à ex-namorada em Marco de Canaveses

Homem de 20 anos detido por violência doméstica e ameças à ex-namorada em Marco de Canaveses
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um homem de 20 anos foi detido por violência doméstica no Marco de Canaveses e proibido de contactar com a ex-namorada, que ameaçou de morte e "tentou coagir" para reatar a relação, revelou hoje a GNR do Porto.

"No decorrer dos episódios de violência, o suspeito tentou sempre coagir a vítima a reatar a relação, tendo-a agredido na via pública, diante de terceiros, assim como ameaçou publicar nas redes sociais fotografias e vídeos de cariz sexual que dizia ter em sua posse", descreve o Comando Territorial do Porto da GNR.

Numa busca domiciliária no concelho de Marco de Canaveses, distrito do Porto, a GNR encontrou e apreendeu ao detido "uma carabina, duas armas de ar comprimido, um canivete de abertura automática, uma lanterna com dispositivo de choque elétrico dissimulado, munições, chumbos, equipamentos informáticos e de comunicação".

Durante a investigação no âmbito de um processo crime por violência doméstica, "os militares apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a sua ex-namorada, uma mulher de 19 anos, com a qual manteve uma relação de quase dois anos".

A GNR esclarece que o relacionamento já tinha antes "sofrido interrupções devido aos comportamentos obsessivos e controladores do agressor".

"As agressões agravaram-se com o fim da relação, decorrido a meados de agosto", tendo dado origem "a ameaças de morte dirigidas à mesma", acrescentou.

Durante a investigação, a GNR apurou ainda "que o suspeito teria em sua posse armas de fogo, pelo que foi dado cumprimento a um mandado de detenção e a um mandado de busca domiciliária".

O detido, presente na quinta-feira ao Tribunal de Instrução Criminal de Marco de Canaveses, ficou sujeito às medidas de coação de "proibição de contatos com a vítima por qualquer forma ou meio, não se podendo aproximar desta a uma distância mínima de um quilómetro", descreve a GNR.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.