Info

Mental -- Festival da Saúde Mental começa hoje em Lisboa e chega ao Porto no dia 21

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 nov 2019 (Lusa) -- O festival Mental, que pretende ajudar a combater o estigma e a iliteracia em relação à saúde mental, começa hoje em Lisboa a sua programação, que inclui cinema, música e debates, e chega 21 de novembro ao Porto.

A sessão inaugural da 3.ª edição do Mental -- Festival da Saúde Mental está marcada para hoje, mas a programação "inicia-se formalmente para o grande público" no sábado, estendendo-se o programa de Lisboa até ao dia 16, enquanto, no Porto, o Mental decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, de acordo com a informação disponível no 'site' oficial da iniciativa.

Durante o festival serão exibidos 21 filmes, a maioria dos quais curtas-metragens de ficção e documentário, "mais do dobro da edição anterior". As sessões de cinema irão decorrer nos dias 07, 11, 12 e 13 de novembro, no Cinema City Alvalade, em Lisboa, e nos dias 22 e 23 no Auditório da Casa das Artes, no Porto.

Além disso, haverá também uma mostra de filmes de animação, o Mental Júnior, no dia 16 de novembro, na Fábrica do Braço de Prata.

Aos mais novos é dedicada também a programação deste sábado, com as peças de teatro "Agir na Vida", às 15:00, e "Escada Acima...Escada Abaixo", às 17:00, no Auditório Orlando Ribeiro, em Telheiras.

A programação do festival, que inclui outros espetáculos de teatro, dança e música irá decorrer, além do Auditório Orlando Ribeiro, em locais como a Casa da Imprensa e o Espaço Atmosfera M.

Nos debates, que se realizam logo após as sessões de cinema dos dias 08, 09 e 10, em Lisboa, e 22 e 23, no Porto, serão abordadas questões como o 'Burnout', o 'FOMO' (Fear Of Missing Out -- medo de deixar escapar algo, em português) e as Demências.

O Mental foi criado em 2017, com o "objetivo primordial falar claro e claramente sobre saúde mental" e "a plataforma escolhida é a cultura no seu sentido mais lato e as artes em particular, veículos extraordinários para o combate ao estigma, vergonha e falta de informação pública e geral".

A programação completa do festival, que conta com a coprodução da Direção-Geral de Saúde, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, pode ser consultada em www.mental.pt.

JRS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Conselho de Ministros autoriza verba para retirada dos resíduos de S. Pedro da Cova

A despesa para a remoção das toneladas de resíduos industriais perigosos depositadas em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, foi hoje autorizada pelo Conselho de Ministros.

Trabalhador soterrado após queda em obra no Porto

Um trabalhador ficou hoje soterrado numa obra na Avenida da Boavista, no Porto, estando "consciente e a ser assistido no local", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Encapuzados roubam malas com dinheiro em assalto à mão armada

Dois encapuzados armados assaltaram na quarta-feira duas pessoas na Rua Professor Camilo Oliveira, em Gondomar, levando duas malas com dinheiro antes de se porem em fuga com um terceiro cúmplice, informou hoje a PSP do Porto.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.