Fed desce juros pela terceira vez este ano

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 30 out 2019 (Lusa) - A Reserva Federal norte-americana (Fed) baixou hoje os juros em 25 pontos base para um intervalo entre 1,50% e 1,75%, naquela que é a terceira descida consecutiva, mas sinalizou que na próxima reunião pode não o fazer.

É a terceira descida consecutiva dos juros este ano, num esforço para mitigar a desaceleração da economia norte-americana, mas no seu comunicado hoje divulgado, a Fed já não promete formalmente "agir para apoiar a expansão", o que pode significar uma pausa nas descidas dos juros.

De acordo com o comunicado sobre a reunião de política monetária, a decisão contou com oito votos a favor e dois contra.

A economia norte-americana está no 11.º ano de expansão, alimentada pelos gastos dos consumidores e por um forte, apesar de enfraquecido, mercado de trabalho.

Com os cortes dos juros, a Fed está a tentar conter as incertezas que pairam sobre a evolução económica, agravadas pelos conflitos comerciais de Donald Trump, por uma economia global mais fraca e uma quebra na produção industrial norte-americana.

ECR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.