Utentes de Sanguedo, na Feira, aprovam criação de USF com um polo em Mozelos

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 10 mar (lusa) - Os utentes do centro de saúde de Sanguedo, no concelho da Feira, aprovaram associar-se a uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Integrada, constituída por um polo nessa freguesia e outro na de Mozelos.

Tendo estado em discussão pública em Sanguedo na passada sexta-feira à noite, a medida mereceu a unanimidade da comissão local que acompanha o processo e que é constituída por representantes da Junta (PS), da Assembleia de Freguesia (PS) e da Oposição (PSD). A referida comissão convocou uma assembleia de utentes e os cerca de 200 que compareceram à reunião aprovaram a mesma proposta.

"A criação de uma USF com dois polos é a melhor solução para nós", declarou à Lusa o presidente da Junta de Sanguedo, Valdemar Silva.

"Tínhamos duas médicas, tiraram-nos uma para ir para Arouca e agora vem cá um médico às falhas, em rotatividade, mas eles não cumprem os horários e isto tem sido uma bagunça", disse o autarca.

Para Valdemar Afonso, os médicos que agora se deslocam a Sanguedo "estão mais interessados em fazer campanha para as pessoas se mudarem para [a unidade de saúde de] Argoncilhe e a qualidade do serviço tem vindo a cair de tal ordem que isto não pode continuar assim".

Inicialmente, em 2009, a reestruturação dos serviços de saúde anunciada para o município da Feira previa que a população de Sanguedo passasse a ser servida pela nova unidade que está a ser construída de raiz na freguesia vizinha de Argoncilhe.

"Mas a população não foi ouvida [nessa altura] e, entretanto, não aceita essa opção", explica Valdemar Silva, admitindo que a "comunidade é bastante idosa, não há transportes públicos para Argoncilhe e não é fácil mobilizar as pessoas para essa alternativa".

Considerando que Sanguedo tem apenas cerca de 2.500 utentes e não dispõe do mínimo exigido para uma USF autónoma, a hipótese mais viável passou assim a ser a criação de uma unidade de saúde repartida por um polo local nessa freguesia e por outro em Mozelos, onde o universo de utilizadores é na ordem dos 5.000.

Tanto um polo como o outro ficarão a funcionar nos edifícios onde já estão instalados os atuais serviços de saúde, pelo que Valdemar Silva garante que "o Estado não vai ter que pagar renda a ninguém".

O autarca acredita que isso ajudará, aliás, a agilizar o processo de candidatura e que a nova USF de Mozelos e Sanguedo deverá, portanto, "entrar em funcionamento antes do fim do ano, sem dúvida nenhuma".

A candidatura da nova unidade está a ser conduzida pelo médico Jorge Ferreira (ex-presidente da Junta de Freguesia de Mozelos), que prevê para essa estrutura um total de quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro administrativos - a distribuir pelos dois polos.

"Fundamentalmente, as duas freguesias trabalham em conjunto para nenhuma das suas unidades de saúde fechar", afirma esse responsável, acrescentando que "o grande objetivo é esse, porque se, nesta fase, alguma delas encerrar, qualquer pessoa sabe que ela nunca mais na vida volta a abrir".

Contactado pela Lusa, o atual presidente da Junta de Freguesia de Mozelos declarou que a solução não deverá implicar inconvenientes para a população local, desde que a USF se mantenha nessa localidade. "É por isso que a população anseia", garantiu José Carlos Silva.

AYC // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.