Empresa espanhola que quer comprar Nowo e Oni com prejuízos de 21 ME até setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 30 out 2019 (Lusa) -- A espanhola MásMóvil, que vai comprar a Oni e Nowo, registou até setembro prejuízos de 21 milhões de euros, segundo um comunicado, sendo que a Efe revela que no período homólogo o grupo atingiu lucros de 57 milhões de euros.

Na mesma nota, a empresa explicou que este resultado se deve à aquisição de obrigações convertíveis da Providence Equity Partners e que no final do ano voltará aos resultados positivos graças à venda de cerca de um milhão de acessos a casas com fibra a um fundo de infraestruturas por mais de 217 milhões de euros.

No mesmo período, o EBITDA (rendimentos antes de juros, impostos, deduções e amortizações) do grupo foi de 337 milhões de euros, mais 40% do que no período homólogo, com uma subida da margem de 23% para 28% de um ano para o outro.

Até setembro, as receitas da empresa atingiram os 1,2 mil milhões de euros, um valor 17% acima do obtido no período homólogo, de acordo com o mesmo comunicado.

Nos primeiros nove meses deste ano, a MásMóvil investiu um total de 390 milhões de euros, sobretudo no desenvolvimento da sua rede de fibra ótica, segundo o comunicado.

Em agosto deste ano, a MásMóvil e a Gaea anunciaram que pretendem comprar a portuguesa Cabonitel, dona da Nowo e da Oni, aos fundos da norte-americana KKR, segundo um aviso disponível no site da Autoridade da Concorrência (AdC).

"A operação de concentração projetada consiste na aquisição do controlo conjunto pela MásMóvil Ibercom e Gaea Inversión da Cabonitel e, indiretamente, das filiais direta ou indiretamente detidas por esta, nomeadamente a Nowo e a Onitelecom à Cabolink, uma empresa indiretamente detida por fundos geridos pela KKR", indica o aviso da AdC, publicado no seu site oficial.

A entidade indica que a Gaea, sociedade veículo de direito espanhol detida pelo Grupo Inveready - "que investe, através de fundos e de outras entidades financeiras semelhantes, em diversas empresas, operando em Espanha" - foi "especificamente constituída para a realização da transação".

ALYN (ECR) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.