Uma década de Bandeira Azul nas praias fluviais do Azibo, em Trás-os-Montes

| Norte
Porto Canal / Agências

Macedo de Cavaleiros, 06 mai (Lusa) -- As praias fluviais do Azibo, no Nordeste Transmontano, celebram neste verão uma década consecutiva com bandeira azul, tornando-se nas mais galardoadas no país com esta distinção, divulgou hoje o município de Macedo de Cavaleiros.

O concelho transmontano conseguiu pôr uma barragem, construída há mais de 30 anos para abastecimento de água e regadio, a concorrer com as praias do litoral e a subtrair veraneantes, para o interior, aos areais à beira-mar.

Em torno da albufeira foram criadas duas praias fluviais, a mais antiga das quais, a da Fraga da Pegada, que exibe o galardão da Bandeira Azul pelo décimo ano consecutivo.

Construída mais recentemente, a Praia da Ribeira foi eleita uma das Sete Maravilhas Praias de Portugal e ostentará a Bandeira Azul pelo quarto ano, também de forma consecutiva.

Ambas são reconhecidas ainda como "praias acessíveis", pelas condições que oferecem a pessoas com deficiência.

Numa nota divulgada pelo gabinete de imprensa, a autarquia de Macedo de Cavaleiros sublinha que "a Bandeira Azul reconhece o cumprimento de uma série de critérios de qualidade da água e da areia, de segurança e conforto dos utilizadores, a informação e sensibilização ambiental e o comportamento cívico dos banhistas que em muito tem contribuído para a manutenção deste elevado padrão de qualidade".

Os galardões são também, para a autarquia, "o resultado de um intenso trabalho de preservação ambiental levado a cabo no concelho de Macedo de Cavaleiros, igualmente reconhecido sucessivamente com a Bandeira Verde, galardão de Município Eco XXI".

Segundo dados oficiais, nos últimos dois anos passaram pelas praias do Azibo mais de cem mil pessoas em cada época balnear.

O local é também uma "escola ambiental" com atividades ligadas à natureza que permitem desfrutar do espaço envolvente classificado como "Paisagem Protegida".

Quem visita o local pode desfrutar de percursos pedestres, observação de aves, prática de canoagem e BTT, Estação de Biodiversidade, campos de voleibol e futebol de rua, bancas de leitura, artesanato e produtos regionais, bares e restaurantes de apoio, entre outras ofertas locais.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.