PAN propõe subcomissões parlamentares para as alterações climáticas e para a proteção animal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 out 2019 (Lusa) -- O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propôs hoje a criação de duas subcomissões parlamentares integradas na Comissão de Ambiente, uma para se debruçar sobre as alterações climáticas e a outra sobre a proteção animal.

Esta proposta foi apresentada ao grupo de trabalho criado para a reflexão e constituição das futuras comissões parlamentares para esta legislatura, que é liderado pela vice-presidente da Assembleia da República e deputada socialista Edite Estrela.

"Nós estamos neste momento em processo de constituição das novas comissões que vão marcar a próxima legislatura. Isso passa por algumas reformulações, não só do ponto de vista daquilo que são as obrigações legais, mas também da intenção política de fazermos avançar algumas matérias", disse à Lusa a líder do grupo parlamentar do PAN.

Por isso, afirmou Inês Sousa Real, foi "nesse sentido que o PAN propôs, na reunião do grupo de trabalho que ocorreu hoje, a criação de duas subcomissões integradas na Comissão do Ambiente, a primeira delas para as alterações climáticas".

Apontando que esta é uma matéria que o partido "tem trazido a esta Assembleia da República, nomeadamente ao pedir a declaração da emergência climática", a deputada indicou que este é um assunto transversal e, por isso, "esta subcomissão deveria depois ser articulada com as diferentes comissões, nomeadamente em matéria de transportes, mobilidade, habitação, entre tantas outras".

O objetivo desta subcomissão proposta pelo PAN "é dar dignidade a esta matéria das alterações climáticas, pelo impacto que tem na qualidade de vida das pessoas, mas também do ecossistema e do declínio" que ocorre na natureza "em virtude da ação humana".

"Seria uma forma de o Governo se comprometer e da Assembleia da República se comprometer em, de facto, passar a olhar para estas matérias de forma mais autonomizada, com a devida articulação e, dessa forma, conseguirmos fazer avançar um bocadinho aquilo que são os compromissos com a descarbonização, termos o cuidado no processo legislativo [de] também considerarmos estas preocupações", explicou Inês Sousa Real.

A outra subcomissão proposta hoje ao grupo de trabalho "tem a ver com uma matéria que o PAN tem defendido várias vezes ao longo da última legislatura, que é a proteção animal", porque este assunto "não tem tido ainda o destaque com a autonomia necessária".

"Havendo uma subcomissão específica, isto já permitiria uma reorganização dos trabalhos completamente diferenciadora para, de uma vez por todas, também percebermos qual o impacto que estamos a ter nos outros seres que partilham connosco aqui este planeta", salientou Inês Sousa Real.

Enquanto em relação à subcomissão para as alterações climáticas, o partido vê "alguma abertura para que ela avance" e quanto à da proteção animal talvez não seja tanto assim, pelo que a líder parlamentar deixou um apelo às restantes forças políticas.

"O PAN acaba por ser sempre disruptivo e algo inovador nesta matéria, mas temos de perceber que esta matéria é, de facto, transversal e tem sido um dos grandes desafios a mudança de paradigma até mesmo para as autarquias locais", com o fim dos abate de animais nos canis, pelo que não é aconselhável implementar legislação sem haver "um acompanhamento eficaz daquilo que é depois o trabalho das autarquias locais", assinalou a líder parlamentar.

"Esperemos que no final da conclusão dos trabalhos, as restantes forças políticas nos acompanhem na criação destas duas subcomissões", frisou.

Segundo Inês Sousa Real, o grupo de trabalho espera apresentar, na quinta-feira, a constituição das futuras comissões parlamentares à conferência de líderes e podem haver alterações face às comissões que decorreram na anterior legislatura.

"Neste momento, o que está a ser pensado é a criação de 14 comissões, sendo que uma delas decorre da lei, que é a da transparência e o estatuto dos deputados", afirmou a deputada.

Questionada sobre quais é que o PAN pretende integrar, a líder do grupo parlamentar constituído por quatro deputados apontou que, "se as comissões que tivessem mantido tal qual como estavam, seria-nos possível estarmos nas 12 comissões".

"Portanto, vamos ter agora que ver qual vai ser o resultado final, para percebermos efetivamente em quais é que vamos estar presentes", declarou, salientando que o partido vai tentar marcar "presença no maior número de comissões possível", dentro "daquilo que possam ser as limitações, obviamente, do número de deputados".

FM // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.