Kastelo de Matosinhos leiloa obras de arte na Casa da Arquitetura para angariar fundos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 29 out 2019 (Lusa) -- A primeira unidade de cuidados integrados pediátricos da Península Ibérica, Kastelo, em Matosinhos, realiza a 08 de novembro um jantar e um leilão com obras de arte de 62 artistas contemporâneos, na Casa da Arquitetura, para angariar fundos.

A leilão vão estar diversas obras de arte oferecidas por artistas, sendo o valor total angariado para a associação, adiantou, em comunicado.

As obras a leilão, que começa às 18:30, apresentam valores a partir dos 200 euros e até aos seis mil euros.

Em exposição vão estar obras de, entre outros, Ana Jotta, Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Graça Morais, Joana Vasconcelos, João Onofre, Mauro Cerqueira, Nadir Afonso, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Pedro Proença, João Jacinto, Nikias Skapinakis ou Noronha da Costa.

"Cada jantar tem o custo de 60 euros, mas será da venda das obras que se aguarda, com expectativa, a angariação de receita que permita a concretização de alguns dos projetos da instituição, ainda não realizados, como a aquisição de uma máquina de raio X", frisou.

A Comissão de Honra do Leilão de Artes do Kastelo é composta pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, a presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, a ex-ministra da cultura e professora da Universidade do Porto, Isabel Pires de Lima, o presidente da Casa da Arquitetura, José Manuel Dias da Fonseca, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da Casa da Arquitectura, da Fundação de Serralves, da Sócatering e da Multicom, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Esta iniciativa pretende reunir pessoas, empresas e organizações com o objetivo de ajudar a tornar o Kastelo um espaço ainda mais adaptado às necessidades de crianças com deficiências profundas.

Criada pela Associação Nomeiodonada, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), o Kastelo nasceu em 2016 para apoiar crianças com doenças crónicas que somavam meses nos hospitais do Porto em cuidados intensivos neonatais e pediátricos e as suas famílias.

Este projeto tem como filosofia "Dar Vida Aos Dias" e procura disponibilizar às crianças o acesso a terapias diárias e a variados profissionais de saúde.

Desde a sua abertura, a unidade de internamento acolheu 77 crianças e a de ambulatório 64.

Desde 01 de outubro, o Kastelo tem mais 17 camas, 10 de ambulatório e sete de internamento, ficando agora na totalidade com uma capacidade de 37 camas, 17 de cuidados pediátricos integrados e 20 de ambulatório pediátrico.

Portadores de doenças paliativas, ou seja, doenças que não têm cura, estas crianças podem viver muito tempo e chegar à idade adulta embora com limitações graves.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.