PS propõe José Leitão para novo presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 out 2019 (Lusa) -- O PS indicou o deputado municipal socialista José Leitão para substituir Helena Roseta na presidência da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

Helena Roseta anunciou na quinta-feira, num jantar marcado com os Cidadãos Por Lisboa, que fundou em 2007, que vai renunciar aos cargos de deputada municipal e de presidente da AML no final deste mês.

"O deputado municipal do PS, José Leitão, atual líder do grupo municipal do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Lisboa é o nome indicado pelo partido para preencher o lugar deixado vago com a saída de Helena Roseta da presidência daquele órgão autárquico", avançou fonte oficial da autarquia da capital, numa nota enviada à agência Lusa.

Citado na mesma nota, o socialista defende que a AML "deverá continuar a ser a casa da cidadania e prosseguir com o seu papel fiscalizador da atividade municipal".

A nomeação de José Leitão "será em breve objeto de votação pelo plenário do parlamento da cidade", adianta ainda a Câmara de Lisboa, liderada pelo PS.

O advogado de 69 anos foi um dos fundadores do PS, tendo sido secretário-coordenador da Juventude Socialista e deputado à Assembleia da República em várias legislaturas.

José Leitão é docente dos cursos de pós-graduação e mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde a sua criação, em 2003.

"Foi sobretudo quando exerceu funções públicas como Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas entre 1996 e 2002 que o seu trabalho dedicado à temática das minorias étnicas e migrações lhe granjeou notoriedade", refere o comunicado.

O deputado municipal do PS já publicou várias obras académicas sobre o tema das migrações, tendo sido vice-presidente da CIVITAS -- Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos.

José Leitão é atualmente presidente da Direção do Centro de Reflexão Cristã.

TYS // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.