Trabalhadores de misericórdias em greve na sexta-feira por aumentos salariais

Trabalhadores de misericórdias em greve na sexta-feira por aumentos salariais
| Economia
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores da União das Misericórdias Portuguesas e das Misericórdias entregaram um pré-aviso de greve para a próxima sexta-feira por melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

O pré-aviso de greve foi anunciado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e o protesto tem por objetivo a valorização dos trabalhadores, dignificação profissional e aumento dos salários de 2018 e 2019.

Em comunicado, a Federação adianta que a greve decorre na sexta-feira entre as 00:00 e as 24:00 e no que respeita aos trabalhadores que laboram em regime de turnos, a paralisação tem início desde o início do ciclo (na quinta-feira) prolongando-se até ao fim do ciclo seguinte.

Quando o ciclo se inicia depois das 00:00 a greve decorre por 24 horas.

A federação acrescenta que os serviços mínimos serão assegurados nos serviços que funcionem ininterruptamente 24 horas por dias, nos sete dias da semana, sendo proposto um número igual ao que garante o funcionamento aos domingos, no turno da noite, durante a época normal de férias.

Nos serviços que não funcionem ininterruptamente ou que não correspondam a necessidades sociais impreteríveis, a segurança e manutenção do equipamento e instalações serão asseguradas nos mesmos moldes em que o são nos períodos de interrupção ou de encerramento.

Entretanto, a Fenprof já veio anunciar que vai juntar-se, aliada com outros sindicatos, à "jornada de luta" dos trabalhadores da UMP e das Misericórdias na sexta-feira.

Os professores também estão em greve ao trabalho extraordinário, pedindo os sindicatos o cumprimento do horário de 35 horas semanais.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.