Câmara de Matosinhos lança concurso para reabilitar edifício da Real Vinícola

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 14 jun (Lusa) -- O concurso público para as obras de recuperação e remodelação do centenário edifício da Real Companhia Vinícola, em Matosinhos, orçadas em mais de 471 mil euros, foi hoje publicado em Diário da República (DR).

De acordo com o anúncio do concurso, a empreitada tem um prazo de execução de seis meses.

Edificado entre 1897 e 1901 pela sociedade Menéres e Companhia, a Real Vinícola foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul e, ocupando um quarteirão, destaca-se dos restantes edifícios da zona, porque a sua estrutura foi inspirada nos modelos que tinham sido utilizados em Inglaterra nas primeiras explorações agrícolas industrializadas.

Trata-se de uma estrutura de alvenaria de pedra, coberta por telha, que assenta sobre pilares de ferro e asnas de madeira, possuindo um grande pátio onde terminava a linha férrea que fazia ligação às docas do porto de Leixões.

Comprada pela Câmara de Matosinhos, em 2000, por cinco milhões de euros, a Real Vinícola encontra-se "em vias de classificação como monumento de interesse público", de acordo com o sítio na internet do IGESPAR.

Desde que o comprou, a autarquia já lhe atribuiu vários destinos, como um hotel de charme, uma escola de hotelaria, uma praça "à espanhola" e, muito recentemente, um museu da arquitetura provisório.

Em agosto do ano passado, o presidente da autarquia, Guilherme Pinto, incluiu a reabilitação da Real Vinícola num conjunto de obras a realizar no concelho (500 mil euros), no âmbito de um pedido de empréstimo de 2,5 milhões de euros.

Como principais investimentos para 2013, o autarca destacou, em dezembro, a recuperação do património, nomeadamente a Casa de Chá da Boa Nova e a Real Vinícola, e a conclusão das obras na orla costeira.

JAP (JF)

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.