Nova barragem pode resolver falta de água em Pemba, norte de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 18 out 2019 (Lusa) -- O conglomerado estatal chinês China Energy Engineering Corporation vai construir uma barragem no rio Megaruma para reforçar o abastecimento de água à cidade de Pemba, na província moçambicana de Cabo Delgado.

Num comunicado enviado na quinta-feira à Bolsa de Valores de Hong Kong, a China Energy revelou que a barragem de argila e cimento a construir no norte do país terá uma extensão de 2,7 quilómetros e uma altura de 35 metros.

O contrato no valor de 423 milhões de dólares norte-americanos (380 milhões de euros) inclui ainda uma central com capacidade para tratar 2 metros quadrados de água por segundo e uma conduta de água com quase 103 quilómetros.

O projeto envolve também uma central hidroelétrica com capacidade para produzir 8,15 megawatts, um canal de desvio de água com dois quilómetros de extensão e a reabilitação de uma estrada de acesso.

O acordo foi assinado entre a China Gezhouba Group International Engineering e a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e a Direção Nacional do Abastecimento de Água e Saneamento de Moçambique.

Num estudo divulgado em 2016, a Administração Regional de Águas do Norte tinha apontado a construção de uma barragem no rio Megaruma como a solução para a falta de água na cidade de Pemba.

O estudo já sugeria na altura a utilização da água da barragem para irrigação agrícola e a instalação de uma central hídrica e de uma estação de tratamento de água.

EJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.