Brexit: Von der Leyen aguarda votação britânica sem antecipar resultado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 out 2019 (Lusa) -- A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rejeitou hoje antecipar um resultado da votação britânica do acordo alcançado entre Bruxelas e Londres, considerando que a União Europeia (UE) deve "esperar para ouvir" o parlamento britânico.

"Para nós, o importante é que temos um acordo e agora cabe ao parlamento britânico tomar uma decisão", declarou Ursula von der Leyen, falando à entrada da cimeira de líderes da UE, em Bruxelas.

O acordo de saída revisto do Reino Unido da UE foi alcançado na quinta-feira entre a Comissão Europeia e o Governo britânico, tendo sido aprovado no mesmo dia pelos chefes de Estado e de Governo dos 27.

No mesmo dia, o presidente da Comissão Europeia em funções, Jean-Claude Juncker, descartou um novo adiamento da saída do Reino Unido da UE, prevista para 31 de outubro, defendendo que perante um acordo reformulado não há argumentos para novas extensões, mesmo que o Parlamento britânico rejeite o texto.

Questionada hoje sobre esta recusa de Bruxelas em dar um novo prazo a Londres, Ursula von der Leyen rejeitou "antecipar um resultado" da votação britânica, prevista para sábado.

"Temos de esperar para ouvir o parlamento britânico", adiantou.

O acordo em causa ainda tem de ser ratificado pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamento britânico.

ANE (FST) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.