Emprego em Portugal cai 5,2% no 1.º trimestre e é a 2.ª maior descida na UE

Emprego em Portugal cai 5,2% no 1.º trimestre e é a 2.ª maior descida na UE
| Política
Porto Canal

O número de pessoas com emprego em Portugal baixou 5,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2012, a segunda maior descida entre os Estados-membros, indicou hoje o Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Portugal agravou a tendência de queda do emprego em relação aos últimos três trimestres, nos quais foram registados recuos homólogos de 4,2% (segundo trimestre de 2012), de 4,1% (terceiro trimestre de 2012) e de 4,3% (quarto trimestre de 2012).

A queda homóloga verificada em Portugal, nos primeiros três meses deste ano, foi a segunda maior entre os Estados-membros, apenas superada pela descida verificadas na Grécia (6,5%) e seguida pelas reduções observadas em Chipre (4,8%) e em Espanha (4,3%).

Na zona euro, o emprego caiu 1% no primeiro trimestre, em termos homólogos, e na UE baixou 0,4%, depois de terem sido verificadas quedas homólogas de 0,8% e de 0,5%, respetivamente.

Na comparação com o quarto trimestre de 2012, o número de pessoas com emprego em Portugal baixou 2,2%, a segunda maior descida entre os Estados-membros e uma redução superior às verificadas na zona euro (0,5%) e na UE (0,2%).

Só Grécia registou uma queda superior à de Portugal, com número de pessoas com emprego a cair 2,3%, enquanto Espanha e Chipre, ambos com uma descida de 1,3%, protagonizaram a terceira maior redução entre os Estados-membros.

Já a Lituânia (2,4%), a Estónia (2,3%) e a Letónia (1%) registaram, nos primeiros três meses do ano, as maiores subidas na UE, em comparação com o quarto trimestre de 2012.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".