Vera Daves traz "continuidade e mais clareza às políticas económicas" em Angola - Eurasia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 17 out 2019 (Lusa) - A consultora Eurasia considera que a nomeação de Vera Daves para ministra das Finanças de Angola vai garantir "continuidade e mais clareza às políticas económicas" daquele país, mantendo a remoção dos subsídios e o foco na diversificação.

"Em termos de política económica, é esperada continuidade e maior clareza", escrevem os analistas numa nota enviada hoje aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, na qual comentam a saída de Archer Mangueira e a sua substituição pela antiga secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Vera Daves.

"Logo após ter assumido o cargo, Daves vincou que Angola continua empenhada na remoção dos subsídios em todos os setores de forma gradual e reafirmou o empenho na diversificação económica", acrescentam os analistas, que descrevem o antigo ministro das Finanças Archer Mangueira como "o último dos ministros leais a José Eduardo dos Santos", antigo Presidente angolano.

Mangueira, acrescentam, foi "relutantemente mantido" pelo Presidente João Lourenço para "assegurar a implementação suave das reformas e o subsequente programa do Fundo Monetário Internacional".

No entanto, apontam, "foi muito criticado pelo perfil discreto assumido durante a implementação do IVA e sobre os protestos contra a alta taxa de desemprego".

A 8 de outubro, o Presidente da República de Angola substituiu o ministro Augusto Archer Mangueira pela sua secretária de Estado, Vera Daves, e trocou Maria Cândida Teixeira por Ana Paula Elias no Ministério da Educação.

Segundo uma nota enviada pela Casa Civil do Presidente da República, João Lourenço exonerou ainda Carlos da Rocha Cruz do cargo de governador da província do Namibe, onde será substituído por Archer Mangueira.

Para o lugar da ex-secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Vera Daves, foi nomeado Osvaldo Victorino João.

A agora ministra "torna provável uma transição suave, já que era secretária de Estado" e é a primeira governante da geração do pós-guerra e a primeira ministra a liderar as Finanças, lembra a Eurasia, que nota ainda que Vera Daves é sobrinha do dirigente do MPLA Diogenes do Espírito Santo Oliveira, encarado como muito próximo do ministro do Desenvolvimento Económico, Manuel Nunes Júnior.

MBA // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.