Recurso agrava pena de portuguesa que escondeu filha numa cave em França

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 16 out 2019 (Lusa) -- A portuguesa que escondeu a filha numa cave, em França, viu hoje agravada a sentença de cinco anos de prisão, com três anos de pena suspensa, para o seu cumprimento efetivo, na sequência de recurso do Ministério Público.

O Ministério Público francês recorreu da sentença de cinco anos de prisão, com três anos de aplicação suspensa, e viu a condenação da portuguesa Rosa Cruz agravada para cinco anos de pena efetiva.

Serena, a filha de Rosa Cruz, foi encontrada em 2013 dentro da mala de um carro quando tinha dois anos e apresentava graves atrasos no seu desenvolvimento.

A portuguesa vivia com o marido e três filhos em Brignac La Plaine, no centro da França, e antes de ter colocado a menina no carro, esta teria vivido sempre na cave da casa.

Tanto o marido como os outros três filhos não teriam conhecimento da existência de Serena.

Quando foi julgada, em novembro do ano passado, o Ministério Público pedia uma pena de oito anos de prisão por Rosa Cruz ter causado profundos atrasos de desenvolvimento físico e mental da sua filha.

No entanto, o tribunal de Correze aplicou uma pena de cinco anos de cadeia, com três anos de pena suspensa.

Já no recurso, o Ministério Público francês pediu uma sentença de 10 anos, mas o Tribunal de Recurso de Limoges decidiu manter a pena decretada na primeira instância, tornando-a efetiva na sua totalidade, o que significa que Rosa Cruz passará cinco anos na prisão.

Este tribunal confirmou ainda a perda de direitos parentais sob Serena e Rosa Cruz será seguida durante seis anos pelos serviços sociojurídicos franceses após sair da prisão.

CYF // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.