Info

OE2020: Sistema de incentivos do PT2020 já apoiou 14 mil empresas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out 2019 (Lusa) -- O sistema de incentivos do Portugal 2020 já apoiou 14 mil empresas, 5.900 no âmbito de projetos de internacionalização, responsáveis por um investimento elegível de nove mil milhões de euros, segundo o Projeto de Plano Orçamental para 2020.

Destacam-se "14 mil empresas apoiadas pelos sistemas de incentivos do PT2020, responsáveis por um investimento elegível de nove mil milhões de euros", lê-se no documento.

Segundo o Governo, os projetos apoiados têm contribuído para a "internacionalização da economia portuguesa e para o aumento das suas exportações, que têm constituído, nos últimos anos, um importante motor do crescimento económico".

Em 2018, as exportações representaram 43% do Produto Interno Bruto (PIB), um aumento de 14 pontos percentuais em dez anos, "com a taxa de cobertura das importações a atingir valores superiores a 100%".

Prevê-se ainda um aumento de 76% das exportações das empresas apoiadas.

Por outro lado, no âmbito deste programa foram aprovados 3.500 projetos de Investigação e desenvolvimento (I&D) e transferência de conhecimento e 700 empresas em projetos de cooperação com instituições de investigação.

Adicionalmente, foram intervencionados 517 quilómetros de linhas férreas.

"A reprogramação do Portugal 2020, aprovada em dezembro de 2018, veio reforçar a dotação necessária à manutenção do apoio ao investimento empresarial inovador, imprescindível ao aumento da produtividade e competitividade internacional da economia e à mudança do perfil de especialização da economia, ao mesmo tempo que continuou a estimular o investimento empresarial em territórios de baixa densidade", apontou o executivo.

Com uma dotação global de 26 mil milhões de euros, o PT 2020 consiste num acordo de parceria entre o país e a Comissão Europeia, "no qual se estabelecem princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020".

O PT 2020 engloba 16 programas operacionais a que se juntam programas de cooperação territorial, nos quais Portugal participa a par de outros Estados-membros.

O Governo divulgou hoje o Projeto de Plano Orçamental para 2020, que enviou na terça-feira à Comissão Europeia, no qual manteve a previsão de crescimento económico de 1,9% para este ano e melhorou em uma décima a projeção para o próximo ano, para 2%.

Quanto ao saldo orçamental, o Governo também melhorou em uma décima a previsão do défice, para 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, face aos 0,2% antecipados no Programa de Estabilidade, apresentado em abril, mas piorou em três décimas a previsão para o saldo orçamental em 2020, de um excedente de 0,3% para um saldo nulo.

No documento enviado a Bruxelas, o Governo antecipou que a carga fiscal se mantenha nos 34,9% do PIB em 2019 e baixe uma décima, para 34,8%, em 2020.

PE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boticas e Montalegre excluídas do concurso de pesquisa de lítio por já terem licenças

O Governo não vai avançar com concurso público para a pesquisa de lítio em Boticas e Montalegre, duas das nove áreas identificadas como tendo grande potencial, por já existirem licenças de prospeção atribuídas, adiantou hoje o ministro do Ambiente.

Exportações de componentes automóveis batem "recorde absoluto" em 2019

As exportações da indústria portuguesa de componentes para automóveis bateram um "novo recorde absoluto" em 2019, ao aumentarem 4,2% para 9.749 milhões de euros, divulgou, esta segunda-feira, a associação setorial.

PIB supera estimativa do Governo e cresce 2,0% em 2019

A economia portuguesa cresceu 2,0% em 2019, uma décima acima do estimado pelo Governo, de acordo com a divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) hoje feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.