Info

Moçambique: Líder dissidente diz que votar no candidato da Renamo é voltar à guerra

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 14 out 2019 (Lusa) - O líder da autoproclamada Junta Militar da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Mariano Nhongo, apelou hoje ao eleitorado moçambicano para não votar no candidato do partido, Ossufo Momade, nas presidenciais, dizendo que seria abrir "espaço" para uma nova guerra no país.

"Votar no Ossufo é abrir espaço para que haja guerra e a guerra é má", disse Mariano Nhongo, numa declaração, por telefone, para jornalistas reunidos na cidade da Beira, capital da província de Sofala, centro de Moçambique, na véspera das eleições gerais.

Mariano Nhongo acusou o líder da Renamo e candidato do partido à Presidência da República de não se ter empenhado em assegurar a integração dos homens armados do movimento no exército, polícia e serviços de informação, no âmbito das negociações que culminaram com a assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, no dia 06 de agosto.

"Ossufo é um grande traidor, vendeu o nosso partido Renamo", afirmou Mariano Nhongo, que falava a partir da serra da Gorongosa, província de Sofala, sem precisar a localização.

Apesar de desencorajar o voto em Ossufo Momade, o líder do grupo dissidente exortou ao voto no partido.

Mariano Nhongo disse ainda estar "cercado" por "batalhões", ameaçando responder com força armada, caso seja atacado, tal como tem referido desde junho.

A autoproclamada Junta Militar da Renamo exige a destituição de Ossufo Momade da presidência do partido, acusando-o de ser um agente do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) e de não ter acautelado os interesses da guerrilha da organização nas negociações de paz com o Governo.

Um total de 13,1 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher na terça-feira o Presidente da República, 250 deputados do parlamento, dez governadores provinciais e respetivas assembleias.

As sextas eleições gerais de Moçambique contam com quatro candidatos presidenciais e 26 partidos a concorrer às legislativas e provinciais, sendo que só os três partidos com assento parlamentar no país (Frelimo, Renamo e MDM) concorrem em todos os círculos eleitorais.

PMA // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois mortos e três feridos no ataque em Londres

A comissária chefe da polícia de Londres, Cressida Dick, confirmou que o atentado terrorista com arma branca perpetrado hoje na zona da ponte de Londres provocou dois mortos e três feridos, que se encontram hospitalizados.

Insegurança no Sahel e na África Ocidental deixará 14,4 milhões de pessoas a precisar de ajuda alimentar no verão

Paris, 09 dez 2019 (Lusa) - Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar imediata no próximo verão, principalmente devido à insegurança na região, segundo um entidade oficial.

Netflix domina nomeações aos Globos de Ouro com "Marriage Story" e "O Irlandês"

Los Angeles, Estados Unidos, 09 dez 2019 (Lusa) -- A Netflix domina as nomeações aos Globos de Ouro 2020 em várias das principais categorias, hoje anunciadas, com os filmes "Marriage Story", de Noah Baumbach, e "O Irlandês", de Martin Scorsese.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Atitudo - Artes Marciais &...

Nota Alta

"A cidade do Porto está com um...

N'Agenda

"Gosto de estar a par do rap que...