Primeiras projeções das legislativas polacas dão vitória a conservadores eurocéticos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Varsóvia, 13 out 2019 (Lusa) -- O partido conservador eurocético Lei e Justiça (PiS), no poder, deverá ser o vencedor das eleições legislativas hoje realizadas na Polónia e manter a maioria absoluta, segundo as primeiras projeções.

Com quase metade (43,6%) dos votos contabilizados, o PiS de Jaroslaw Kaczynski deverá conseguir 239 dos 460 assentos que compõem a câmara baixa do Parlamento polaco, segundo os dados do instituto Ipsos, citados pelas agências internacionais.

"Embora uma frente poderosa tenha sido erguida contra nós, conseguimos vencer", reagiu Kaczynski, em declarações na sede do partido, após a divulgação das projeções.

"Espero que o dia de amanhã (segunda-feira, com o anúncio dos resultados finais oficiais) confirme o nosso sucesso. Temos pela frente quatro anos de trabalho duro", prosseguiu.

A principal formação da oposição, Coligação Cívica (KO), uma aliança construída em torno do partido Plataforma Cívica (PO, centrista), deverá recolher 27,4% dos votos e eleger 130 deputados, de acordo com os mesmos dados.

A Esquerda Unida (Lewica), uma aliança de partidos sociais-democratas ausente do Parlamento há quatro anos, deverá garantir o regresso parlamentar (11,9% dos votos e 43 deputados), sendo seguida pela aliança de direita populista que junta o Kukiz'15 e o Partido Popular da Polónia (PSL, democrata-cristão), que terá alcançado 9,6% dos votos e 34 deputados.

E a "confederação" de partidos extremistas recém-constituída Konfederacja, que se define como "anti-UE, antiaborto, anti-imigração e anti-"ideologia LGBT", irá entrar no Parlamento com 6,4% dos votos e 11 deputados, segundo os mesmos dados.

SCA (MDR) // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.