Info

Primeiras projeções das legislativas polacas dão vitória a conservadores eurocéticos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Varsóvia, 13 out 2019 (Lusa) -- O partido conservador eurocético Lei e Justiça (PiS), no poder, deverá ser o vencedor das eleições legislativas hoje realizadas na Polónia e manter a maioria absoluta, segundo as primeiras projeções.

Com quase metade (43,6%) dos votos contabilizados, o PiS de Jaroslaw Kaczynski deverá conseguir 239 dos 460 assentos que compõem a câmara baixa do Parlamento polaco, segundo os dados do instituto Ipsos, citados pelas agências internacionais.

"Embora uma frente poderosa tenha sido erguida contra nós, conseguimos vencer", reagiu Kaczynski, em declarações na sede do partido, após a divulgação das projeções.

"Espero que o dia de amanhã (segunda-feira, com o anúncio dos resultados finais oficiais) confirme o nosso sucesso. Temos pela frente quatro anos de trabalho duro", prosseguiu.

A principal formação da oposição, Coligação Cívica (KO), uma aliança construída em torno do partido Plataforma Cívica (PO, centrista), deverá recolher 27,4% dos votos e eleger 130 deputados, de acordo com os mesmos dados.

A Esquerda Unida (Lewica), uma aliança de partidos sociais-democratas ausente do Parlamento há quatro anos, deverá garantir o regresso parlamentar (11,9% dos votos e 43 deputados), sendo seguida pela aliança de direita populista que junta o Kukiz'15 e o Partido Popular da Polónia (PSL, democrata-cristão), que terá alcançado 9,6% dos votos e 34 deputados.

E a "confederação" de partidos extremistas recém-constituída Konfederacja, que se define como "anti-UE, antiaborto, anti-imigração e anti-"ideologia LGBT", irá entrar no Parlamento com 6,4% dos votos e 11 deputados, segundo os mesmos dados.

SCA (MDR) // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ponte colapsa em Toulose causando a queda de camião e carro no rio

Paris, 18 nov 2019 (Lusa) - Uma ponte suspensa sobre o rio Tarn, no sul de França, colapsou hoje provocando a queda de um camião e de uma viatura ligeira, desconhecendo-se para já se há vítimas, indicaram os serviços de emergência franceses.

Hong Kong: Portugal acompanha com "cuidado e atenção" situação em Macau - MNE

Bruxelas, 20 nov 2019 (Lusa) -- O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que Portugal está a acompanhar com "cuidado e atenção" a evolução da situação em Macau, no seguimento da onda de protestos violentos em Hong Kong.

Bolívia: Número de mortos em confrontos entre manifestantes e polícia sobe para seis

La Paz, 20 nov 2019 (Lusa) -- O número de mortos resultante de confrontos na Bolívia entre manifestantes e forças de segurança que queriam reabrir uma refinaria bloqueada por apoiantes do ex-Presidente Evo Morais subiu para seis, anunciou hoje o Ministério Público daquele país.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

N'Agenda

"Este mundo espantoso, inquieto e...

D'Mais

Hora do chá - o que é o...