Moçambique: Resultados serão renhidos mas ambiente pós-eleitoral será calmo - Standard Bank

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 13 out 2019 (Lusa) - O gabinete de estudos económicos do Standard Bank considera que as eleições legislativas e provinciais de terça-feira em Moçambique vão ser "muito competitivas", mas espera um ambiente pós-eleitoral mais tranquilo devido à descentralização política.

"As eleições gerais que se vão realizar a 15 de outubro vão, provavelmente, ser muito competitivas", escrevem os analistas do banco Standard numa nota sobre Moçambique, na qual dizem esperar mais tranquilidade no período a seguir à votação.

"Ao mesmo tempo que nos mantemos confiantes que a descentralização política vá apoiar um ambiente mais pacífica a seguir às eleições, ainda continua por ver se as autoridades vão conseguir restabelecer a ordem e a paz nos distritos da província de Cabo Delgado, que viram uma escalada da violência relacionada com terrorismo nos últimos dois anos", acrescenta-se na nota, a que a Lusa teve acesso.

Para os analistas, o anúncio de um investimento inicial de 500 milhões de dólares (450 milhões de euros) para trabalhos preparatórios na Área 4, juntamente com a receita fiscal de 880 milhões de dólares (800 milhões de euros) que o Governo vai receber no seguimento da transação entre as petrolíferas Occidental e Total, vão apoiar a recuperação do metical.

"Isto vai provavelmente persuadir o comité de política monetária do Banco de Moçambique a cortar as taxas de juro de forma mais agressiva do que o previsto anteriormente", escrevem os analistas.

Mesmo com a previsível queda das taxas de juro, os analistas continuam "cautelosamente otimistas sobre a possibilidade de uma recuperação robusta do crescimento económico no próximo ano", para o qual apontam uma expansão de 2,7%.

"A previsão reflete o impacto dos investimentos no setor do gás natural, mas ainda mostra um desempenho moderado para o resto da economia", lê-se no documento, que prevê um "início lento" na atividade económica em 2020 devido à formação do novo Governo e aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.