ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

António Costa saúda otimismo do CFP mas mantém previsões do governo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 out 2019 (Lusa) -- O primeiro-ministro português, António Costa, saudou hoje o otimismo do Conselho de Finanças Públicas (CFP) e do governador do Banco de Portugal, mas assegurou que o Governo mantém as previsões do plano de estabilidade.

"Bom, eu sabia que havia de haver um dia em que o Conselho de Finanças Públicas havia de ser mais otimista que o Governo", disse o primeiro-ministro à imprensa após um encontro em Lisboa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

António Costa respondia a uma pergunta sobre as previsões hoje avançadas pelo CFP -- que apontam para que já este ano Portugal deixe de ter défice para atingir um excedente orçamental de 0,1% e para um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Esperemos que [esse] otimismo [...] se possa confirmar. Para já, mantemos as nossas previsões, que, como sempre, são conservadoras, [...] de alcançar um défice de 0,2 e as metas de crescimento que tínhamos fixado no plano de estabilidade", afirmou.

O primeiro-ministro foi ainda questionado sobre o processo de formação de governo, na sequência das eleições de domingo e dos contactos que manteve nos últimos dias, tendo respondido que considera ter todas as condições para iniciar funções à frente de um executivo para quatro anos.

"A avaliação que faço dos contactos que mantive [...] é que o Governo tem todas as condições para iniciar funções, apresentar o seu programa na Assembleia da República e poder governar com horizonte de estabilidade ao longo da legislatura", disse.

MDR // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Plano 2020/2030: Costa Silva defende retoma da alta velocidade e novo aeroporto

O consultor António Costa Silva pede a retoma do projeto de ligação entre o Porto e Lisboa por alta velocidade ferroviária e do novo aeroporto de Lisboa, segundo a versão preliminar do plano de recuperação económica pedido pelo Governo.

Trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP em greve nacional no dia 24

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP cumprem em 24 de julho uma greve nacional de 24 horas exigindo a retirada da proposta de regulamento de carreiras apresentada pela empresa, que consideram "humilhante", anunciou hoje o sindicato.

Mário Centeno seguro de que deixa liderança do Eurogrupo "em boas mãos"

O ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, elogiou os "três excelentes candidatos" à sua sucessão na eleição agendada para hoje, afirmando-se seguro de que deixará a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro "em boas mãos".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.