Exportações caerm 3,8% e importações 4,0% em agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 out (Lusa) - As exportações de bens diminuíram 3,8% e as importações caíram 4,0% em agosto face ao mesmo mês de 2018, penalizadas pela quebra no comércio de combustíveis e lubrificantes, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as Estatísticas do Comércio Internacional do INE, "destacam-se os decréscimos nas exportações e nas importações de 'combustíveis e lubrificantes' (-44,1% e -43,7%, respetivamente), nomeadamente nas exportações de 'produtos transformados' e nas importações de 'produtos primários'", que "poderão estar relacionados com o encerramento para manutenção da refinaria de Sines durante o mês de agosto".

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em agosto as exportações aumentaram 0,6% e as importações cresceram 4,4% (-3,0% e +9,7%, respetivamente, em julho de 2019).

Em julho as exportações tinham aumentado 1,3% e as importações tinham subido 9,5%.

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.