Ajuda Externa: Eurogrupo com avaliação muito positiva da situação pós-programa em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 10 out 2019 (Lusa) -- Os ministros das Finanças da zona euro concordaram que o relatório da décima missão de acompanhamento pós-programa a Portugal é "bastante positivo", tendo o Governo dado conta ao Eurogrupo de desenvolvimentos mais recentes que considera cimentarem essa ideia.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix -- que representa Portugal nas reuniões do Eurogrupo, presididas pelo ministro Mário Centeno -- indicou que "a avaliação que é feita pelas autoridades é bastante positiva sobre o caminho que Portugal fez, quer ao nível do crescimento económico, da criação de emprego, da estabilização do sistema financeiro, e em particular da redução acentuada do crédito malparado, mas também ao nível da consolidação orçamental".

"É claramente um relatório pós programa muito positivo", concordou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, naquela que foi a sua última conferência de imprensa após um Eurogrupo, dado a próxima reunião ter lugar em novembro, já com a nova Comissão Europeia liderada por Ursula von der Leyen em funções.

Mourinho Félix adiantou que, além da discussão sobre as conclusões da décima missão de acompanhamento pós-programa, que decorreu entre 14 e 19 de junho passado, em Lisboa, informou o Eurogrupo "sobre os desenvolvimentos recentes, já depois da avaliação, nomeadamente ao nível da revisão das contas nacionais, e que vieram revelar um crescimento mais forte do que aquele que era estimado anteriormente", o que faz de Portugal o segundo país com maior crescimento no seio da zona euro, a seguir à Irlanda, "e dois anos, e possivelmente um terceiro ano este também, de convergência com a zona euro".

"Informei também os meus colegas sobre desenvolvimentos mais recentes a nível da redução do crédito malparado e dei nota que Portugal tem hoje de facto uma avaliação de investimento por parte de todas as principais agências de rating com 'outlook' positivo, e do recente 'upgrade' por parte da agência DBRS", apontou.

O secretário de Estado acrescentou que "também foi assinalado" o pagamento antecipado que Portugal fará na próxima semana, de dois mil milhões de euros, ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira -- dos empréstimos concedidos no quadro do programa de ajuda externa (2011-2014) -, que considerou "mais um contributo para uma redução da despesa em juros" e melhoria das necessidades de financiamento.

ACC // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.