Info

Dois candidatos concorrem à ordem dos Nutricionistas nas eleições de 12 de outubro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 out 2019 (Lusa) -- A atual bastonária dos nutricionistas, Alexandra Bento, e Fernando Pichel são os dois candidatos ao lugar de dirigente máximo da Ordem dos Nutricionistas (ON) nas eleições de 12 de outubro, segundo a comissão eleitoral.

De acordo com a Comissão Eleitoral da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento encabeça a lista A, com o lema "Pelo valor da profissão", e o nutricionista Fernando Pichel a Lista B, com a máxima "Nutricionista -- Prestígio e Excelência", nas eleições para os órgãos nacionais da ON para os próximos quatro anos.

O programa eleitoral da lista A apresenta várias propostas alicerçadas em cinco eixos estratégicos: "melhor qualificação e acesso", "mais e melhor emprego", "mais e melhor exercício profissional", "mais proximidade com os membros", "mais e melhor nutrição".

A atual bastonária afirma no programa que a sua equipa quer "contribuir para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados pelos nutricionistas e, simultaneamente, garantir a defesa dos cidadãos em relação à prática na nutrição".

"Este é um programa ainda mais ambicioso, fiel à ideia de que a Ordem dos Nutricionistas tem que ser cada vez mais forte e com a qualidade que todos merecemos", sublinha Alexandra Bento.

O candidato Fernando Pichel afirma no seu programa eleitoral que a sua candidatura se apresenta com o objetivo de congregar dois pressupostos: "o prestígio do nutricionista e a excelência do seu desempenho".

O nutricionista sublinha que a candidatura visa "garantir a defesa dos interesses dos cidadãos, assegurando e fazendo respeitar o seu direito a uma prática profissionais de excelência e, para tanto, recuperar e potenciar o prestígio da profissão através do rigor da formação".

Nesse sentido, pretende valorizar as carreiras profissionais e "estabelecer limites de dignidade para a prestação de serviços nas diferentes áreas de atuação do nutricionista".

Pretende ainda estabelecer a igualdade entre profissionais do setor público e do privado.

As últimas eleições realizaram-se em 2015, tendo sido reeleita Alexandra Bento com bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Os 3510 membros registados nos cadernos eleitorais da Ordem dos Nutricionistas podem votar presencialmente ou por correspondência para os órgãos nacionais: o Conselho Geral, o Bastonário e o Conselho Jurisdicional.

Este é o terceiro ato eleitoral na história da Ordem dos Nutricionistas, estabelecida a 01 de janeiro de 2011.

HN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Nutricionistas alertam para importância de pequeno-almoço diário e com fruta nas crianças

A bastonária dos nutricionistas diz que as crianças devem fazer diariamente um pequeno-almoço que inclua fruta, que segundo um estudo hoje divulgado apenas faz parte da primeira refeição de 17% dos mais pequenos.

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi hoje anunciado.

Porto, Braga e Guimarães entre as cinco cidades Portuguesas que já sentem alterações climáticas

Centenas de cidades do mundo já estão a sentir os efeitos das alterações climáticas, como Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Guimarães, em Portugal, mas só metade estão a tomar medidas, diz um estudo esta terça-feira divulgado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.