China oferece satélite a Macau pelos 20 anos da região, lançamento previsto para 2020

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 10 out 2019 (Lusa) - Macau vai lançar no próximo ano o seu primeiro satélite científico, um presente do Governo chinês pelo 20.º aniversário da região administrativa especial.

O anúncio foi feito esta quarta-feira na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), uma das mentoras do projeto, a par de outros institutos nacionais e estrangeiros, como a Administração Espacial da China e a Universidade de Harvard.

"Será o primeiro satélite de exploração científica a ser colocado em órbita próximo da linha do Equador, para monitorizar o campo geomagnético e o ambiente espacial da Anomalia do Atlântico Sul (SAA)", é referido no 'site' da MUST.

Em representação do Governo, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, agradeceu "o apoio incansável" de Pequim e disse esperar que o projeto impulsione "o desenvolvimento científico e tecnológico em Macau".

"Neste momento de alegria, na celebração do 70.º aniversário da fundação da República Popular da China e do 20.º aniversário do regresso de Macau à China, a nossa pátria enviou a Macau um grande presente: um satélite que pertence a Macau", disse.

O responsável pela pasta da Cultura assegurou que o Governo do território dará todo o apoio ao projeto e supervisionará a sua execução, "esperando que este dê novos contributos para a área da Grande Baía e para o desenvolvimento nacional".

FST // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.