Venezuela: Chuvas e 'apagões' cortam circulação e comunicações em Caracas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 10 out 2019 (Lusa) - Chuvas intensas e 'apagões' cortaram na quarta-feira o trânsito em várias zonas da capital da Venezuela, Caracas, onde ainda se registam hoje falhas na ligação à internet e nas comunicações telefónicas.

As fortes chuvas apanharam desprevenidos os motoristas que ficaram com as viaturas paralisadas em várias localidades, inclusive na Autoestrada Francisco Fajardo (que une a cidade horizontalmente de um lado a outro), principalmente em Altamira (leste) e nas proximidades de Plaza Venezuela (centro-leste).

Por outro lado, o nível de água do Rio Guaire atingiu o nível máximo na localidade de Bello Monte (leste) e em vários outros setores da capital, não havendo no entanto registo de transborde.

Serviços de Proteção Civil foram mobilizados para algumas ruas da capital, principalmente no bairro de Altamira.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia (INAMEH) prevê que o mau tempo continue pelo menos nas próximas seis horas, com fortes chuvas, ventos e "atividade elétrica" (trovões e relâmpagos).

O mau tempo será mais intenso nas zonas de Los Andes, Centro Ocidente, Centro Norte Costeiro, nas planícies centrais e ocidentais do país, e nos Estados venezuelanos de Zúlia, Amazonas e Bolívar.

Na noite de quarta-feira estavam às escuras várias zonas do leste e oeste de Caracas, entre elas San Bernardino, La Candelária, El Hatillo, La Trinidad, Guaicay, La Bonita, Cáti, Propátria, Casalta a e Quinta Crespo.

Também El Valle (sul) e as localidades de Guarenas e Guatire (leste da capital) estavam às escuras, com os utilizadores a queixarem-se, através do Twitter, que estão há mais de oito dias sem água nas canalizações das casas.

FPG // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.