Nova ministra angolana elege qualidade do ensino como prioridade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 08 out 2019 (Lusa) -- A nova ministra da Educação, Ana Tuavanje Elias, elegeu hoje a qualidade do ensino como a sua principal prioridade numa área que disse ser "fundamental, mas que está numa situação crítica".

Após a cerimónia de tomada de posse, hoje no Palácio Presidencial em Luanda, Ana Tuavanje Elias disse aos jornalistas que "há muitos desafios" a nível da Educação, que requerem o seu "empenho e atenção", nomeadamente quanto à garantia da qualidade do ensino.

"Queremos apostar nesta vertente e zelar pela reforma educativa, em especial no desafio que representa a monodocência" (níveis de ensino com um só professor para todas as disciplinas) para "alavancar a qualidade do próprio ensino", salientou.

Ana Tuavanje Elias afirmou que vai dar continuidade "ao que já foi feito e que deve ser aproveitado" e seguir adiante com outros projetos que possam ajudar na melhoria da qualidade do ensino, bem como na formação de professores.

A nova titular da pasta da Educação tomou hoje posse numa cerimónia em que o Presidente da República, João Lourenço, investiu também a ex-secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, Vera Daves, como ministra das Finanças.

Foram ainda empossados Augusto Archer Mangueira, o anterior ministro das Finanças que passa a ser governador do Namibe, Osvaldo Victorino João, que vai ocupar o lugar deixado vago por Vera Daves, Franco Cazembe Mufinda, que será o novo secretário de Estado para a Saúde Pública e António Manuel, no cargo de vice-governador da Província do Bié para o Setor Político, Social e Económico.

RCR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.