Euro sobe ligeiramente após quatro sessões consecutivas a perder

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 out 2019 (Lusa) -- O euro subiu hoje ligeiramente, mas manteve-se abaixo dos 1,10 dólares, após quatro sessões consecutivas a perder, perante a expetativa de que a reserva federal norte-americana (Fed) vá abrandar a sua política monetária.

Às 18:14 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0976 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,0951 dólares.

O euro também subiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,0981 dólares.

O mercado aumentou a expetativa de uma descida das taxas de juro nos Estados Unidos.

O presidente da Fed, Jerome Powell, já afirmou que vai aumentar a compra a títulos a curto prazo do Tesouro dos EUA para evitar que se repitam as recentes perturbações nos mercados financeiros de muito curto prazo.

De acordo com os analistas consultados pela agência EFE, a pressão sobre a Fed aumentou porque outros bancos centrais baixaram as suas taxas de juro e o BCE vai voltar a comprar dívida da zona euro.

Divisas..........hoje...............terça-feira

Euro/dólar.......1,0976....................1,0951

Euro/libra......0,89921.................. 0,89634

Euro/iene........118,01................... 117,36

Dólar/iene.......107,52................... 107,16

PE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.