Info

Norte de Portugal é uma das regiões com menos competitividade da Europa mas continua a ser o motor das exportações

| Economia
Porto Canal

A análise da competitividade das mais de 260 regiões da União Europeia o Norte é uma das regiões com menos competitividade da Europa. Apesar do índice de competitividade baixo continua a ser o motor das exportações. Miguel Alves, presidente do Conselho Regional do Norte, explica que a mais de 40% das exportações de Portugal vem do Norte e que foi essa mesma região que "melhor resistiu ao período da Troika".

O Porto Canal esteve presente em Bruxelas e transmitiu a palestra: The Future of the EU and the roles of the Regions and Cities.

Veja aqui:

+ notícias: Economia

Trabalhadores de misericórdias em greve na sexta-feira por aumentos salariais

Os trabalhadores da União das Misericórdias Portuguesas e das Misericórdias entregaram um pré-aviso de greve para a próxima sexta-feira por melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

Norte continua a ser a região mais pobre

O Norte do país continua a ser fustigado pelos níveis de pobreza. Há mais de 800 mil pessoas abaixo do limiar aceitável de condições de vida. 

"Talvez tenhamos que vender parte do território nacional a quem o queira vender"

Lino Maia, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, perante os dados que demonstram que a região Norte de Portugal é a mais afetada pela pobreza, afirma que "talvez tenhamos que vender parte do território nacional a quem o queira vender". O INEM revela que no Norte existem 814 mil pessoas consideradas pobres, enquanto que a Área Metropolitana de Lisboa conta com 474 mil pessoas, dados de 2018.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.