Info

Exposição com obras inéditas de Maria Keil é inaugurada hoje em Barcelos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Barcelos, Braga, 09 out 2019 (Lusa) -- Uma exposição sobre o processo criativo da pintora e ilustradora portuguesa Maria Keil (1914---2012), com obras inéditas, vai ser hoje inaugurada, às 16:00, na Galeria Municipal de Arte, em Barcelos, distrito de Braga.

"O Processo Criativo de Maria Keil" abarca o percurso criativo de Maria Keil, com a apresentação de inéditos do seu espólio pessoal, de acordo com a organização.

Maria Keil é reconhecida pela crítica como tendo contribuído grandemente para o processo de mudança operada na arte portuguesa no século XX.

Com uma obra extensa e plena de diversidade, Maria Keil pertence à segunda geração de pintores modernistas, e a arte e a intervenção cívica marcaram o seu percurso, pois foi uma artista defensora de valores democráticos e progressistas.

Reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte Contemporânea portuguesa, criou uma vasta obra nas áreas de pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, tapeçaria e também no teatro, através de figurinos e cenografia.

Esta mostra resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no ano em que aquela instituição comemora 25 anos de existência, e estará patente até 17 de novembro.

Em 2013, em vésperas do centenário de Maria Keil e na passagem dos 80 anos da sua carreira, a exposição antológica "Maria Keil -- De Propósito, Obra Artística", organizada pelo Museu da Presidência da República, no Palácio da Cidadela de Cascais, cumpriu depois uma itinerância pelo país, dando origem ao catálogo homónimo, que atravessa as diferentes áreas de intervenção da artista.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar presente hoje, na inauguração da exposição "O Processo Criativo de Maria Keil".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Mata do Camarido, em Caminha, está a ser recuperada com projeto de gestão que ronda os 35 mil euros

A Mata Nacional do Camarido em caminha está a ser recuperada através de um plano de gestão pensado para durar 15 anos. O investimento ronda os 35 mil euros.

Autarquia do Porto admite criar 'drive-in' no queimódromo para visualização dos jogos da Primeira Liga

A Câmara Municipal do Porto está a ponderar abrir o queimódromo com sistema 'drive-in' para a visualização dos jogos que faltam disputar na Primeira Liga. A ideia foi debatido num encontro hoje entre Rui Moreira e Pedro Proença.

Covid-19: Viana do Castelo lança campanha para transmitir confiança ao consumidor no comércio local

Viana do Castelo lançou uma nova campanha que visa transmitir e demonstrar confiança e segurança na reativação do pequeno e médio comércio. Os empresários anseiam a reabertura total das fronteiras, principalmente com a Galiza.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.