Eleições: Moody's diz ser "improvável" alteração na direção da política fiscal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 out 2019 (Lusa) -- A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a vitória do Partido Socialista (PS) nas eleições legislativas de domingo torna improvável uma mudança material na direção da política fiscal portuguesa.

"O resultado significa que uma mudança material na direção da política fiscal portuguesa é improvável. O PS fez campanha numa plataforma de disciplina fiscal e prometeu que o país terá excedentes fiscais como forma de proteger Portugal de uma desaceleração no ciclo económico", apontou, em comunicado, a Moody's.

A agência de notação financeira considerou ainda que a nova aritmética parlamentar vai permitir ao Governo "resistir a pressões para aumentar os gastos nos próximos anos, incluindo por parte dos partidos que venham a apoiá-lo em quaisquer outras medidas".

O PS venceu as eleições legislativas de domingo com 36,65% dos votos, seguido pelo PSD (27,90%), Bloco de Esquerda (9,67%) e PCP (6,46%).

Por sua vez, o CDS-PP ficou reduzido a cindo deputados na Assembleia da República, menos 13 mandatos do que tinha obtido nas anteriores legislativas, o que levou a sua líder, Assunção Cristas a anunciar que não se vai recandidatar num congresso a ser convocado pelo Conselho Nacional.

As eleições ficaram ainda marcadas pelo resultado do PAN, que passou de um para quatro deputados, e pela entrada no parlamento de novas forças políticas -- Chega, Iniciativa Liberal e Livre.

PE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.