Pedro Nuno Santos admite novo entendimento à esquerda

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) - O cabeça de lista do PS por Aveiro, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que os socialistas governaram "quatro anos sem maioria absoluta", mas "com estabilidade", e admitiu a repetição deste cenário na próxima legislatura.

"Nós já governamos quatro anos sem maioria absoluta e governámos bem e com estabilidade. Não há nenhuma razão para que isso não aconteça nos próximos quatro anos", afirmou o também ministro das Infraestruturas e da Habitação aos jornalistas, no Hotel Altis, em Lisboa, onde a direção socialista acompanha os resultados da noite eleitoral.

No entanto, Pedro Nuno Santos não quis confirmar eventuais acordos com os partidos à esquerda porque é preciso "esperar pelos resultados finais".

"Acho que estamos a pôr um bocadinho a carroça à frente dos bois. Vamos com calma, as projeções são boas, a primeira reação só podia ser boa, vamos esperar que as projeções se confirmem e depois vamos ler com calma", salientou.

"Isso não significa que nós não trabalhemos com os parceiros com quem trabalhamos nos últimos quatro anos", prosseguiu o cabeça de lista socialista pelo distrito de Aveiro, quando questionado sobre as projeções.

As projeções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC e TVI dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, entre 34% e 40% dos votos.

O cabeça de lista pelo distrito de Aveiro preferiu comentar que se trata de "uma grande vitória ao PS, uma grande vitória à esquerda portuguesa e uma grande derrota à direita".

"Não podemos pedir melhor", advogou.

Questionado ainda sobre se a elevação do tom durante a campanha e entre os partidos que compuseram a maioria parlamentar à esquerda no hemiciclo durante os últimos pode comprometer um futuro entendimento, Pedro Nuno Santos desvalorizou, afirmando que "as campanhas são campanhas e nós todos somos adultos".

AFE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.