PCP reúne Comité Central sobre o futuro terça- feira, "Verdes" encontram-se na quarta

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) - Os 144 membros do Comité Central do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, vão ser convocados para reunião na terça-feira para debater os resultados eleitorais de hoje e perspetivar o futuro rumo do partido.

Segundo disse fonte comunista à Agência Lusa, o encontro vai decorrer na sede nacional dos comunistas, na lisboeta rua Soeiro Pereira Gomes, a partir da manhã, sendo as 11:00 meramente indicativas, e está prevista uma conferência de imprensa do secretário-geral, Jerónimo de Sousa, para transmitir as principais conclusões do encontro, ao final da tarde, início da noite.

A mesma fonte adiantou que este terceiro Comité Central do ano vai "analisar os resultados das eleições legislativas e analisar a situação política nacional daí decorrente, assim como as tarefas do partido e também a situação política internacional".

Ao nível nacional, os dirigentes comunistas vão ter em cima da mesa diversos caminhos: a hipótese de renovar a denominada "geringonça" a três ou a quatro (se o PAN for incluído), com acordo por escrito com o PS ou sem qualquer documento, um entendimento parlamentar a solo com os socialistas, se tal for suficiente para uma maioria absoluta, ou mesmo inverter a tendência e voltar à oposição pura e dura, conforme a votação recolhida.

Outra fonte comunista disse à Lusa que, a existir "qualquer espécie de conversações ou negociações formais com o PS", tido como provável vencedor do sufrágio segundo todas as projeções de resultados, "com vista a chegar a uma solução política", as mesmas muito dificilmente se realizarão ainda esta semana, embora possam existir eventuais contactos exploratórios à distância, por telefone, por exemplo.

Já esta segunda-feira, os 21 elementos da cúpula do PCP, ou seja a comissão política do Comité Central, encontram-se para a sua reunião semanal, também na sede partidária, a fim de fazer uma primeira análise, mais a frio, da noite eleitoral de hoje e suas consequências, bem como um balanço da campanha da CDU.

O outra força política da coligação, "Os Verdes", vai reunir os 15 membros da direção, ou seja, a sua comissão executiva nacional, quarta-feira, pelas 19:00, na sede lisboeta, junto à Assembleia da República, igualmente para analisar os resultados eleitorais e as ações a adotar pelo partido, que, à semelhança de BE e PCP, também subscreveu há quatro anos uma posição conjunta com o PS, viabilizando assim o Governo minoritário dirigido pelo atual primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com as projeções dos resultados eleitorais divulgadas hoje por RTP, SIC e TVI dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, com entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%.

Segundo as projeções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20:00, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

HPG (IEL) // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.