PAN afirma que dados da abstenção são preocupantes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) - A número dois da lista do PAN por Lisboa, Inês Sousa Real, afirmou hoje que "é preocupante" continuar a observar um número elevado de pessoas que não vai votar, salientando que é necessário perceber as razões.

"É preocupante continuar a verificar um elevado número de pessoas que não foram votar", disse Inês Sousa Real, que é a porta-voz do partido para a noite eleitoral, numa reação às projeções das televisões para a abstenção, que indicam valores entre os 35,4% e os 51%.

O PAN procurou, nos últimos dias de campanha, "fazer um trabalho de esclarecimento da população, não só em relação ao seu programa eleitoral, como àquilo que era o dever fundamental de todos irem às urnas e votarem", vincou.

Para Inês Sousa Real, "é importante que, após este ato eleitoral, seja feito um balanço do que correu menos bem e se procure perceber as razões da abstenção e o porquê de tantas pessoas continuarem a não votar e a exercer este dever cívico e direito democrático".

Na próxima legislatura, é com esse empenho que o partido irá continuar, para se perceber como pode haver uma reaproximação "das pessoas ao ato eleitoral", afirmou Inês Sousa Real, que falava no Museu da Cidade, onde o PAN vai acompanhar a evolução dos resultados eleitorais.

A RTP avançou às 19:00 com uma previsão de abstenção de 44% a 49%, a SIC com 47,5% e 51% e a TVI entre os 35,4% e os 39,4%.

Os valores da abstenção, segundo as projeções divulgadas pela CMTV, devem ficar entre os 44 e os 48%.

Entretanto, a TVI fez uma atualização, indicando que a abstenção pode ficar entre os 43,4% e 47,49%, números referentes à totalidade dos cerca de 10,8 milhões de eleitores em território nacional e no estrangeiro.

O unvierso de eleitores inscritos em território nacional é de 9,3 milhões de votantes.

JGA (CMP) // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".