Cristas esperou 50 minutos para votar e fez apelo à participação

| Política
Porto Canal com Lusa

A presidente do CDS-PP teve hoje de esperar mais de 50 minutos para votar nas legislativas, disse ter esperança que a abstenção baixe e fez um apelo à participação de todos nas eleições, porque "cada voto conta"

"Cada voto conta e é muito importante que ninguém fique em casa", afirmou Assunção Cristas depois de exercer o seu direito de voto na escola secundária de Miraflores, Algés, Lisboa.

A eleitora Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça teve de esperar 51 minutos pela sua vez de votar, numa mesa exclusivamente feminina, da presidente às escrutinadoras, a secção n.º 8, onde estão inscritas as eleitoras, por ordem alfabética, eleitores com o nome começado por Maria Augusta até Maria Inácia.

Quando chegou a sua hora de votar, foi a 241.ª eleitora a fazê-lo até às 12:16.

Sobre o grande número de pessoas a votar a essa hora, Assunção Cristas disse esperar que "a abstenção possa baixar significativamente".

Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo.

Esta é a 16.ª vez que os portugueses serão chamados a votar em legislativas, concorrendo a estas eleições um número recorde de forças políticas - 20 partidos e uma coligação - embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais.

No total, são eleitos 230 deputados numas eleições que, ao longo dos anos, têm vindo a registar um aumento da taxa de abstenção.

Em 2015, a taxa de abstenção atingiu o recorde de 44,4%, comparando com os 8,3% nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ou os 16,4% das primeiras legislativas, em 1976.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".