Integridade da Laurissilva é condição para que UNESCO possa admitir asfaltagem de estrada

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 04 out 2019 (Lusa) - O presidente Comissão Nacional da UNESCO, Moraes Cabral, disse hoje que não haverá oposição à asfaltagem da estrada das Ginjas, na ilha da Madeira, desde que antes se "confira" a integridade da Floresta Laurissilva, classificada como património mundial.

"Não tenho nada contra a que a estrada [das Ginjas] seja alcatroada, desde que se confirme, antes, com a UNESCO, e que isso não afete o valor e a integridade do bem que é a Laurissilva. O que recomendaria vivamente era que qualquer ato ou impacto sobre o bem fosse aferido com a UNESCO e com o Centro de Património Musical", concretizou à Lusa o embaixador José Filipe Moraes Cabral.

A estrada das Ginjas, em São Vicente, na zona norte da ilha da Madeira, encontra-se numa área de reserva geológica e em plena Floresta Laurissilva, património mundial da humanidade classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Tenho total confiança nas autoridades da ilha da Madeira e em que as regras serão cumpridas caso se entenda avançar com o alcatroamento da estrada das Ginjas", enfatizou o responsável da UNESCO em Portugal.

José Filipe Moraes Cabral lembrou "que já há alguns anos se fala no alcatroamento da estrada das Ginjas", e que ainda "não foi efetivado".

O presidente da Comissão Nacional da UNESCO falou à Lusa à margem da conferência sobre Património Mundial e Alterações Climáticas, que decorreu hoje no Museu do Côa, em Foz Côa, no distrito da Guarda.

A estrada das Ginjas foi aberta em terra batida na década de 1980 do século XX, e estabelece a ligação entre o concelho de São Vicente, no norte da ilha da Madeira, e o planalto do Paul da Serra, numa distância de cerca de 10 quilómetros.

O Governo Regional da Madeira anunciou, recentemente, que vai proceder à sua asfaltagem, obra orçada em sete milhões de euros, que recebeu o parecer favorável da Câmara Municipal de São Vicente.

Esta floresta endémica do norte da ilha da Madeira foi declarada património natural da humanidade em 1999 pela UNESCO.

O 'site' da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) lembra que a floresta Laurissilva "constitui na atualidade o remanescente de um coberto florestal primitivo que resistiu a cinco séculos de humanização".

Segundo narrativas contemporâneas da descoberta da Madeira (1420), toda a ilha possuía "um extenso e denso arvoredo, razão pela qual os navegadores portugueses atribuíram o nome de 'Madeira', à ilha".

"Trata-se de uma floresta com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário onde chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo", escreve a DGPC.

FYP (DC) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).