Euro2020: Fernando Santos quer Portugal a vencer o grupo e desvaloriza alterações

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 03 out 2019 (Lusa) - O selecionador Fernando Santos reforçou hoje que o objetivo de Portugal passa por vencer o Grupo B de apuramento para o Euro2020 de futebol e desvalorizou as cinco alterações efetuadas na lista de convocados.

"Dos jogadores que saíram, uns não estão por decisão técnica, outros porque não estão nas melhores condições. Eu e minha equipa técnica trabalhamos ao máximo estas questões. Discutimos ao máximo e tomamos decisões. Os nomes para nós são pouco significativos", afirmou Fernando Santos.

O selecionador nacional falava aos jornalistas na conferência de imprensa de divulgação dos convocados para os jogos com Luxemburgo e Ucrânia, de qualificação para o próximo Europeu.

O defesa central Rúben Semedo foi pela primeira vez chamado, enquanto o lateral Ricardo Pereira, o médio João Mário e os avançados Bruma e André Silva regressaram às opções de Fernando Santos.

João Cancelo, Daniel Carriço, Renato Sanches, Podence e Diogo Jota foram excluídos da lista de 25, assim como Ferro, que na dupla jornada anterior foi chamado para ocupar o lugar de Pepe, dispensado devido a lesão.

"O objetivo é vencer os dois jogos, terminar a fase de grupos no primeiro lugar e garantir a quinta presença consecutiva numa fase final de uma grande competição", frisou o técnico, de 64 anos.

O lateral Mário Rui lesionou-se na quarta-feira ao serviço do Nápoles, mas Fernando Santos assegurou que o jogador estará em condições de poder representar Portugal, depois de ter feito exames.

O selecionador nacional abordou igualmente a estreia de Rúben Semedo, defesa central do Olympiacos, que, no passado, ainda ao serviço do Villarreal, chegou a estar preso, tendo ficado na altura com a carreira em risco.

"O Rúben soube reagir. Está a fazer uma temporada muito boa no Olympiacos. No passado, já tinha estado perto da convocatória, mas por lesão não esteve. O que conta são as suas capacidades. Ultrapassou o problema que teve e isso é muito importante", referiu.

Fernando Santos saiu ainda em defesa de Cristiano Ronaldo, que recentemente falhou a conquista do Prémio FIFA 'The Best', que foi vencido pelo argentino Lionel Messi.

"Para mim, é o melhor do mundo. Tudo o que vai contra isso, não estou de acordo", concluiu.

A seleção nacional concentra-se na próxima segunda-feira à noite, em local a designar pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os campeões europeus recebem o Luxemburgo em 11 de outubro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e deslocam-se a Kiev no dia 14, para defrontar a Ucrânia, que lidera o agrupamento.

Em caso de vitória nos dois jogos, e se a Sérvia não vencer na Lituânia, também no dia 14, Portugal garante logo um lugar na fase final do próximo Europeu e mantém-se na luta pelo primeiro lugar do grupo com os ucranianos.

LG/AJC // RPC

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".