Câmara do Porto paga subsídios em junho salvo se "aparecer lei que o proíba" - Rio

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 13 jun (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, disse hoje que pretende pagar os subsídios de férias aos funcionários da autarquia em junho salvo se "aparecer uma lei que o proíba".

À margem da cerimónia de inauguração do Mercado do Bom Sucesso, o presidente da Câmara do Porto garantiu que é sua intenção pagar os subsídios em junho, acrescentando que a autarquia "tem dinheiro" e "quer pagar", não o fazendo "apenas de surgir uma lei que o proíba".

"A minha ideia é pagar os subsídios em junho. Não tenho qualquer problema em pagar. Tenho dinheiro para pagar e quero pagar. É isso que vamos fazer a não ser que entretanto surja uma lei que inequivocamente o proíba. Se aparecer uma lei que proíba, não vou violar a lei. Não aparecendo uma lei, pago em junho", disse Rui Rio.

No Conselho de Ministro da semana passada, o Governo deliberou que, apesar do chumbo do Tribunal Constitucional, não há "meios necessários e suficientes" para que os trabalhadores do Estado possam receber o subsídio de férias em junho, conforme a legislação em vigor no âmbito do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

No caso das autarquias locais, o executivo já tinha referido anteriormente, numa informação enviada à Lusa, que têm autonomia própria para procederem ao pagamento dos subsídios de férias aos seus funcionários quando entenderem.

PTY (SMS) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.