Festival do Arroz e da Lampreia regressa ao centro histórico de Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal / Agências

Montemor-o-Velho, 06 mar (Lusa) - O Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho, hoje apresentado, regressa este ano ao centro histórico daquela vila do Baixo Mondego, uma aposta da autarquia na promoção do comércio local e produtos endógenos do concelho.

O evento gastronómico, intitulado "Sabores do Campo e do Rio" e que se realiza de 14 a 23 de março, vai decorrer apesar da "elevadíssima contenção de custos", mercê da situação financeira do município, disse hoje aos jornalistas Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.

"Foi com alguma dificuldade que decidimos dar continuidade ao festival", frisou o autarca, explicando que os promotores possuem o objetivo de realizar o certame gastando cerca de 20 mil euros, "metade do valor que custou" em 2013, já incluindo a tenda que vai albergar cinco tasquinhas e espaços de associações concelhias, cujo aluguer ultrapassa os 15 mil euros.

Para além da lampreia e do arroz carolino do vale do Mondego, o evento inclui demonstrações "ao vivo" de cozinha tradicional do concelho, espaços de artesões locais, doces, salgados e licores e a inauguração do chamado "Mercadinho de Hortícolas", no mercado municipal, onde produtores concelhios passarão a poder expor e vender os seus produtos.

Durante os 10 dias do Festival decorrerá igualmente uma mostra de gastronomia da região em 15 restaurantes do concelho de Montemor-o-Velho.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados