Presidente da Câmara do Porto defende criminalização do consumo de drogas na via pública

Presidente da Câmara do Porto defende criminalização do consumo de drogas na via pública
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, defendeu esta segunda-feira que, apesar das salas de consumo assistido auxiliarem a "inibir o consumo" de estupefacientes na via pública, é necessário "criminalizar" quem o faz.

Numa sessão da Assembleia Municipal do Porto exclusivamente dedicada ao tráfico de estupefacientes na cidade, o presidente da autarquia afirmou que o consumo de estupefacientes na via pública, dando como exemplo o caso da escola das Condominhas, em Lordelo do Ouro, devia ser proibido.

"A polícia entende que não chega a contraordenação. É preciso criminalizar, ninguém é preso por uma contraordenação", afirmou Rui Moreira, realçando que "hoje o consumo [de droga] está em todos os lados".

O presidente da autarquia defendeu ainda que a atual legislação "não protege, pura e simplesmente, a esmagadora maioria da população", dando como exemplo as pessoas que, nas zonas mais problemáticas do Porto, "não conseguem ir à janela porque são ameaçadas".

"A situação do tráfico é uma situação que tem sido consentida em Portugal, não apenas no Porto. Aquilo que nós vimos aqui propor é que chegou o momento de dizer 'isto não é possível'. E não é possível por uma razão, porque aquilo que aconteceu foi uma descriminalização e aquilo que tem sido entendido é uma despenalização ou quiçá, uma legalização", salientou.

Durante a sessão extraordinária, os deputados municipais da CDU não pouparam críticas ao desmantelamento do bairro do Aleixo, empreitada que consideraram ter originado a "disseminação do tráfico e consumos de droga" para outros bairros sociais da cidade.

"Todo este processo do bairro do Aleixo foi mal conduzido e maltratado", acusou a deputada Joana Rodrigues, adiantando que é "necessário um combate ao clima de insegurança que se vive" na cidade.

Também a deputada do BE Susana Constante Pereira salientou a "deslocação e convivência em novos territórios" da cidade com o tráfico e consumo de droga, lembrando que esta questão tem "colocado as pessoas em situação de insegurança e gerado uma intensificação do alarme social".

Por sua vez, a presidente da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, salientou que o tráfico e consumo de droga "tomaram conta da via publica", não só dos bairros sociais.

"Não há liberdade de circular na via pública, é necessário que haja segurança. Há anos que andamos a refletir (...) Só porque agora [o problema] está à vista de todos? É por isso que eu pergunto, onde é que andaram?", questionou a responsável, que não poupou agradecimentos à atuação da autarquia e da Domus Social na resolução do bairro do Aleixo.

Na sessão, foram vários os deputados que salientaram a importância de implementar "com brevidade" as salas de consumo assistido na cidade como uma "política estratégica" do município para minimizar o consumo na via pública e prevenir questões relacionadas com a saúde dos toxicodependentes.

Questão que levou Rui Moreira a admitir estar "um pouco cansado de ouvir falar apenas na dignidade do consumidor", salientando que a dignidade do consumidor "diminui o direito à liberdade" de quem vive "a portas meias com a face visível do consumo".

"Falam muito de Constituição, estão sempre com a Constituição na boca, mas a verdade é que na Constituição está lá o direito à liberdade e à segurança. Esta é uma matéria que é preciso ter em atenção porque os outros também têm direitos", frisou.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.