Fenianos Portuenses celebram Implantação da República com conferências e música

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 set 2019 (Lusa) - O Clube Fenianos Portuenses celebra no sábado a Implantação da República com conferências, uma recriação histórica e música, informou hoje a instituição que, no dia de reflexão, pretende recordar os valores republicanos ligados à igualdade, fraternidade e solidariedade.

"Por norma, no Porto, a celebração [da Implantação da República] é feita a 31 de janeiro. Este ano como o 5 de Outubro coincide com o dia da reflexão [devido às eleições Legislativas], não há discursos. Decidimos que é relevante refletir sobre os valores da República. Isto é uma atividade cívica de celebração da República, num clube que nasceu republicano e assume os valores do republicanismo", disse à agência Lusa o vice-presidente do clube, Vítor Tito.

Assim, no sábado, o Clube Fenianos Portuenses começa as comemorações com uma conferência dedicada ao tema "O advento do Republicanismo em Portugal", a cargo de Teresa Nunes, da Universidade de Lisboa, seguindo-se "Fenianos, um Clube Republicano?" com Cristina Mouta, bibliotecária do clube.

Depois da conferência, marcada para as 14:30, segue-se a recriação do discurso de proclamação na varanda do salão flamingo pelas 16:00, varanda virada para a Avenida dos Aliados, e a celebração encerra, às 16:30, no salão nobre, com "As músicas da República e outras músicas", interpretadas pela Invicta Big Band.

"Este ano as comemorações estão limitadas às entidades públicas por questões eleitorais, e como somos um clube da sociedade civil e não temos vínculo partidário, assumimos este protagonismo de celebrarmos a república", referiu o responsável.

Vítor Tito adiantou que entre os temas do concerto estará "A Portuguesa", hino de Portugal que será apresentado com uma nova orquestração.

O vice-presidente recordou, ainda, que o Clube Fenianos Portuenses foi fundado em 1904 por uma colónia de brasileiros republicanos e liberais, que fugiram da ditadura monárquica do Brasil, bem como por burgueses liberais portuenses, razão pela qual a ligação aos valores da República lhe são muito caros.

"Existe uma ligação muito forte aos ideais da liberdade e da república: igualdade, solidariedade e fraternidade. O Clube Fenianos foi a primeira instituição no Porto a apoiar a constituição da escola pública", contou Vítor Tito.

Outro dos episódios que liga esta instituição à celebração da república é o facto desta ter sido, indicou o vice-presidente, "a primeira entidade do mundo a dar os parabéns pela instauração da república no Brasil".

Já a gravata dos Fenianos serviu para "camuflar" republicanos em tempo de ditadura, pois a dos Fenianos tinha exatamente o mesmo padrão da usada por republicanos, ou seja, bandas brancas e vermelhas.

"Então quando estes eram parados pela Polícia Monárquica, acusados de ser republicanos, estes referiam que eram Fenianos", contou Vítor Tito.

Por sua vez, durante o período do fascismo, "o clube funcionou como embaixada do pensamento e as pessoas tinham direito à livre expressão".

Ali aconteceram debates que uniram Óscar Lopes, Miguel Torga, António Macedo e Mário Cal Brandão, um ciclo de iniciativas com o nome "Porto, capital da liberdade".

O programa desenhado para sábado é de acesso livre, sendo objetivo do clube "abrir as portas" da instituição.

PFT // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.