Portugal apura dois canoístas para semifinais dos Mundiais de canoagem

| Desporto
Porto Canal com Lusa

La Seu d´Urgell, Espanha, 27 set 2019 (Lusa) - Dois canoístas portugueses apuraram-se hoje para a semifinal da prova de K1 no Campeonato do Mundo de slalom, que decorre em La Seu d'Urgell (Espanha).

Ivan Silva e Antoine Launay alcançaram assim um feito inédito para a seleção portuguesa, uma vez que é a primeira vez que numa competição de seniores dois barcos vão disputar uma semifinal de um Mundial e, em simultâneo, lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos, de acordo com a comunicação da assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Canoagem.

Antoine Launay assegurou logo na primeira manga eliminatória o apuramento direto para a semifinal, resultante de um 11.º lugar, tendo Ivan Silva reforçado a presença lusa na segunda manga eliminatória, ao conquistar o terceiro melhor tempo (91,56 segundos) e garantindo, desta forma, um lugar entre os 10 apurados nesta fase da competição para a semifinal.

Os eslovenos Niko Testen (91,11 segundos) e Martin Srabotnik (91,37 segundos) foram os únicos a terminar a segunda manga eliminatória à frente do português Ivan Silva, tendo garantido, também, um lugar entre os 40 semifinalistas, que competem, no domingo, às 08:53, na semifinal, que apura 10 canoístas para a final, a disputar também no domingo, às 11:40.

Na primeira manga eliminatória, Ivan Silva foi 40.º classificado, com o tempo de 94,34 segundos e teve de entrar na segunda e decisiva manga. Na prova de K1, Portugal também esteve representado por Frederico Alvarenga. O jovem terminou a primeira manga eliminatória com o registo de 156,11 segundos e o 102.º lugar entre 116 competidores. Na segunda manga, Alvarenga realizou o tempo de 107,18 segundos, correspondente ao 48.º posto entre 86 canoístas.

O Campeonato do Mundo de slalom 2019, a decorrer em La Seu d'Urgell, dita o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, sendo que, na prova de K1, são apurados os primeiros 18 países. Ivan Silva e Antoine Launay vão lutar, no domingo, por uma vaga entre os apurados para as Olimpíadas do Japão.

VR // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

"Fizemos grandes jogos e ficámos para a história"

João Mário, Diogo Costa, Gonçalo Borges e Romário Baró recordaram a final four da Youth League de 2019 e deixaram conselhos à equipa que partiu para Nyon.

FC Porto (Youth League): 20 'dragões' na comitiva para Nyon

São 20 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, nesta quinta-feira, partiu rumo a Nyon, onde os portistas vão defrontar o AC Milan em jogo da Final Four da Youth League.

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.