Trofa acusa órgão executivo da Área Metropolitana do Porto de “má fé”

Trofa acusa órgão executivo da Área Metropolitana do Porto de “má fé”
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, acusou hoje a Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto (AMP) de agir de má fé, considerando que a mesma tem defendido apenas os interesses de um ou dois municípios.

"A Comissão Executiva está aqui para trabalhar para 17, não é para um, nem para dois (...). Nunca vi uma Comissão Executiva tão apática e tão reativa", declarou o autarca na reunião do AMP desta manhã.

Em causa o e entendimento daquela comissão sobre as linhas intermunicipais que atravessam os concelhos da Trofa e de Santo Tirso e que os dois municípios, em conjunto com a autarquia de Vila Nova de Famalicão, querem passar a gerir.

Para o efeito, contextualizou Sérgio Humberto, os três municípios pretendem constituir-se como Associação de Municípios, no caso, a MobiAve, cuja criação está dependente de um entendimento com a AMP que, como autoridade de transporte, gere a rede.

A constituição da associação já teve luz verde da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), que, em matéria de autoridade de transportes gere o concelho de Famalicão, faltando uma decisão da AMP, relativamente aos municípios de Santo Tirso e Trofa.

"Recebemos um parecer no dia 10 [setembro] em que é claramente demonstrada a falta de vontade deste acordo ser aprovado, de impedir a criação desta autoridade de transportes. Esta missiva assenta em pressuposto falsos", disse.

O presidente da Câmara da Trofa salientou ainda que este parecer refere que "a assinatura deste memorando implicaria a devolução das competências delegadas na AMP", o que defende ser "falso".

"Com tantos pressupostos sem fundamento, só podemos aceitar uma das justificações: ou há incompetência técnica ou então quem é responsável pela emissão deste parecer só o pode ter feito por má fé. E estes autores tiveram má fé", defendeu.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, que presidiu hoje à reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), sugeriu que estas preocupações fossem discutidas na próxima reunião de trabalho marcada para 11 de outubro, para discutir o concurso de transportes rodoviários para AMP, cuja concessões terminam no final do ano, considerando que estas questões de "fronteira" são difíceis de aferir, por têm muitas especificidades.

Já o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, referiu que este é um dos muitos pormenores que não foram devidamente tratados, temendo que a questão do concurso dos transportes venha a ser um "flop", se nada mudar, e se vire contra o Governo, nestas eleições, e posteriormente contra os autarcas.

O primeiro secretário do CmP, Mário Rui Soares, sublinhou que, quanto à parte política, esta foi sempre tratada pelo presidente do CmP, Eduardo Vítor Rodrigues, esclarecendo que esta é uma decisão política.

"Se o CmP quiser subtrair as competências que têm é livre de o fazer", disse, salientando que "os serviços privilegiaram todos de forma igual".

A nova rede de transportes em causa, e que vai ligar os municípios de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa começou a ganhar forma em 2017, tendo em junho desse ano, sido assinado um protocolo de colaboração para a realização do estudo de planeamento e sustentabilidade financeira do novo sistema.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.