Dezenas manifestaram-se contra "imensa confusão" dos parquímetros em Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 06 mar (lusa) - Dezenas de pessoas manifestaram-se hoje em Braga contra a "imensa confusão" que se tornou a questão do estacionamento pago à superfície em 27 artérias da cidade, uma "guerra" entre autarquia e concessionária dos parcómetros que "prejudica a cidade".

O protesto foi organizado por alunos e ex-alunos da Faculdade de Filosofia em Braga, situada numa das ruas abrangidas pela contenta entre a Câmara Municipal e a ESSE - Estacionamento à Superfície e Subterrâneo, S.A, que disputam a legalidade do alargamento da área de parquímetros a 27 ruas da cidade, medida aprovada pelo anterior executivo em 2012 e revogada pela atual maioria no município.

Em declarações à agência Lusa, um dos impulsionadores desta "tomada de posição civil", André Gonçalves, explicou que a ideia do protesto surgiu depois de ter sito autuado pelos fiscais da ESSE numa rua que "as noticias mais recentes" apontavam como não sendo de estacionamento pago.

"Na quarta-feira li nos jornais que a ESSE tinha sido notificada pela câmara no sentido de que não podia autuar quem estacionasse numa das tais 27 ruas. Daí ter ficado surpreendido quando fui autuado. Mais ainda quando o fiscal da ESSE me disse que a empresa não reconhecia legitimidade à câmara para proibir ou não o que quer que fosse", explicou.

Segundo André Gonçalves, ex-aluno da Faculdade de Filosofia, frente à qual foi autuado, "esta confusão prejudica muitos os estudantes desta faculdade porque não sabem onde podem ou não estacionar sem pagar".

Mas, disse, "o facto de o protesto ser aqui, frente à Faculdade de Filosofia, é simbólico, uma vez que esta situação prejudica a cidade, quem aqui vive e quem visita Braga".

Ao longo da manhã juntaram-se ao protesto algumas dezenas de estudantes, nos intervalos das aulas, mas também cidadãos que passavam pelo local aderiram ao protesto.

"É uma vergonha o que se passa. Ninguém sabe a quantas anda e não há ninguém que saiba dizer afinal quem manda. E quem se trama é aqui o Zé, que pelo sim pelo não mete lá a moeda e quando não meteu apanhou uma multa e foi pagá-la. Agora não sei se devia ter pago ou não", queixou-se José Costa.

Na terça-feira a autarquia bracarense, em comunicado, informou que por despacho do presidente a ESSE foi notificada no "sentido de informar que, face à Providência Cautelar recentemente interposta por um cidadão Bracarense, deverão ser suspensos todos os procedimentos de cobrança de taxas de parcómetros nas ruas e praças a que respeitam as 27 ruas da Cidade de Braga incluídas no último alargamento."

Em resposta, a empresa, também por comunicado, defendeu que "os pedidos formulados nos processos judiciais, que o Município tem tornado públicos, não contemplam nem afetam o título que habilita a Concessionária à exploração e fiscalização do estacionamento nas referidas ruas".

Pelo que "a E.S.S.E. continuará a proceder à cobrança das taxas de utilização e fiscalização do estacionamento de duração limitada controlado por parcómetros" nas 27 ruas abrangidas pelo conflito.

"Pelo sim pelo não aqui o Zé pôs a moedinha na máquina. Se no final desta barafunda disserem que não era preciso ter posto vou para a porta de alguém pedi-la de volta. Só não sei se da câmara se da tal ESSE", disse José Costa.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.