OE2019: Pagamentos em atraso caem 208 ME para 830 ME em agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 set 2019 (Lusa) - Os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 830,2 milhões de euros, no final de agosto, uma redução de 207,8 milhões de euros face ao período homólogo, indica a Síntese de Execução Orçamental divulgada hoje pela DGO.

Na comparação com o mês anterior, os pagamentos em atraso (dívidas por pagar há mais de 90 dias) aumentaram em 46,6 milhões de euros, segundo a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Para a evolução homóloga, contribuíram sobretudo os hospitais EPE (entidades públicas empresariais) e a administração local, com reduções de 186,2 milhões de euros e 41,2 milhões de euros, respetivamente.

Face ao mês anterior, o aumento ficou a dever-se, sobretudo, à evolução nos hospitais EPE (mais 36,4 milhões de euros) e na administração regional (mais 8,1 milhões de euros).

De acordo com a DGO, os hospitais EPE continuam a revelar o maior valor em dívida, com 586,9 milhões de euros, seguindo-se a administração regional (115,2 milhões de euros), a administração local (71,8 milhões), a administração central, excluindo o subsetor saúde (28,3 milhões), as empresas públicas reclassificadas (16,8 milhões) e o subsetor da saúde (10,7 milhões de euros).

O passivo não financeiro (que inclui os pagamentos em atraso) situou-se em agosto em 1.935,2 milhões de euros, uma diminuição de 171,7 milhões face ao período homólogo.

DF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.