Santuário vai requalificar interior da primeira basílica de Fátima

| País
Porto Canal / Agências

Fátima, 06 mar (Lusa) -- O santuário prevê iniciar antes do verão os trabalhos de requalificação do interior da primeira basílica de Fátima, a de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção terminou há cerca de 60 anos.

"Requalificar aqui significa limpar e melhorar várias questões importantes", disse à agência Lusa o administrador do Santuário de Fátima, padre Cristiano Saraiva, exemplificando com a intervenção no presbitério, a melhoria das infraestruturas de iluminação e a resposta "a uma exigência legal que é a de dotar o edifício, também, com as medidas de segurança ou de autoproteção".

Outra parte dos trabalhos vai estar centrada nos túmulos de Francisco, Jacinta e Lúcia.

"Queremos criar condições para a visita de forma mais ordenada e para as pessoas que, para além de uma visita turística, queiram ter um momento de oração, poderem, junto dos túmulos, ter condições para o fazer, o que até agora não é possível", explicou o administrador.

Segundo Cristiano Saraiva, quando a requalificação se iniciar a basílica vai estar fechada a todo o tipo de celebrações.

"Durante toda a execução da obra vai haver um curto espaço em que não vai ser possível a visita aos túmulos, sobretudo quando for a intervenção no espaço", declarou, garantindo, contudo, que o santuário vai "criar condições, com segurança e o melhor possível, para permitir que haja em permanência a visita aos túmulos".

O responsável adiantou que o caderno de encargos vai contemplar cerca de dez meses de execução de obra, mas reconheceu ser um "risco" apontar este período, "dada a complexidade" da obra.

Neste aspeto, apontou as "muitas obras de arte" do templo e a intervenção, também, no grande órgão da basílica, com cerca de 12 mil tubos, parado há vários anos e que vai ser reabilitado.

Sem concretizar o valor deste investimento, para o qual apenas possui uma estimativa, o administrador salientou que todas as obras desenvolvidas nos espaços do santuário atendem a três componentes: preço, prazo e técnica.

"Aquilo que fazemos é um trabalho muito profundo de avaliação disto tudo e que nos leva a podermos dizer que é com grande controlo nos custos que executamos as nossas obras", referiu o sacerdote.

Acrescentando que "são exclusivamente os fundos do santuário que vão dar resposta a estas obras", o responsável referiu: "Isto brota tudo daquilo que os peregrinos, com toda a sua generosidade, ajudam o santuário".

"Mas qualquer uma destas obras só se faz com um objetivo específico, é por causa dos peregrinos, para criarmos condições para melhor podermos celebrar e viver a mensagem de Fátima neste lugar", sustentou o administrador da instituição.

Segundo o sítio na Internet do santuário, o projeto da basílica de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima foi concebido pelo arquiteto holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes. A sagração do templo ocorreu a 07 de outubro de 1953 e o título de basílica foi-lhe concedido por Pio XII um ano depois.

O santuário tem outra basílica, da Santíssima Trindade, título atribuído em 2012.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).